Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brad Pitt e time fictício são atrações em Silverstone; veja horários da F1

Brad Pitt, astro da produção da Apple Films sobre F1, em Silverstone, nesta quinta-feira - Kym Illman/Getty Images
Brad Pitt, astro da produção da Apple Films sobre F1, em Silverstone, nesta quinta-feira Imagem: Kym Illman/Getty Images

Colunista do UOL

06/07/2023 08h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Está lá, no pit lane de Silverstone: posicionados entre Mercedes e Ferrari, os boxes da APX GP têm carros pretos e dourados, mecânicos e engenheiros devidamente uniformizados, equipamentos no pit wall e placas com fotos de seus dois pilotos, Sonny Hayes e Joshua Pearce.

Hayes é um rosto familiar, uma estrela do cinema. Pode chamar de Brad Pitt.

Toda essa parafernália marca o início de uma superprodução da Apple Original Films sobre o mundo da Fórmula 1. O filme ainda não tem nome definido. O que se sabe é que Pitt interpretará um piloto veterano que tenta voltar a fazer sucesso na categoria _Alonso, é você?

Damson Idris, que fez séries como "Swarm" e "Black Mirror" interpretará seu jovem companheiro de equipe.

A direção é de Joe Kosinski, do blockbuster "Top Gun: Maverick", que declaradamente se inspirou em dois filmes de automobilismo com cenas de ação de carros e pilotos reais: "Le Mans" e "Grand Prix".

Por isso, tanto agito em Silverstone a partir de hoje.

O carro da APX GP já foi à pista nesta quinta-feira e voltará várias outras vezes ao longo do fim de semana. É um Fórmula 2 com entre-eixos maior, adaptado pela Mercedes para parecer ao máximo com um F1 atual.

O trabalho foi muitíssimo bem feito.

O modelo carrega ainda 15 microcâmeras com qualidade de cinema, para captar movimentos e expressões de Pitt e Idris no cockpit.

Tudo isso, claro, conta com total apoio da Liberty Media. Depois do sucesso estrondoso de "Drive To Survive", formato que começa a se esgotar, a produção da Apple é a nova aposta do conglomerado americano para um novo choque de popularidade mundial.

"O foco do Joe [Kosinski] é mergulhar o máximo possível no universo do esporte. Meu papel é fazer com que tudo seja autêntico, que pareça verdade. Queremos criar uma visão das corridas diferente daquela perspectiva da TV", disse Hamilton, que é co-produtor do filme.

A equipe da Apple voltará a filmar em outros fins de semana de corrida ao longo do Mundial.

Só espero que venha coisa boa por aí. Não consigo esquecer de Sylverster Stallone frequentando o pit lane da F1 no início do século para depois produzir um filme sobre a Indy, "Driven", uma das maiores porcarias que já vi numa telona. (Lembro das pessoas saindo constrangidas do cinema).

Ah, sim. Enquanto Pitt e sua trupe circulam por Silverstone, há uma corrida de F1 por acontecer...

"É uma outra corrida de casa pra gente, já que a fábrica fica aqui perto. Estou curioso para ver como será o desempenho do RB19 nesta pista", disse Verstappen, vencedor de 7 dos 9 GPs da temporada, como se essa resposta realmente fosse difícil de obter.

A única dúvida real é saber qual equipe, desta vez, será a melhor do resto.

A Mercedes confirmou que levou um pacote de atualizações para o GP da Inglaterra. Entre as novidades está uma nova asa dianteira. "Esperamos que o carro vá melhor nesta pista do que na Áustria", disse Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes.

A ver.

A programação da 10ª etapa do Mundial de F1 está abaixo, no traço fino do Pilotoons.

gping - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP da Inglaterra
Imagem: Pilotoons