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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Acelerando só quando necessário, Verstappen crava pole em Silverstone

Max Verstappen durante a sessão classificatória para o GP da Inglaterra, em Silverstone - Dan Mullan/Getty Images
Max Verstappen durante a sessão classificatória para o GP da Inglaterra, em Silverstone Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Colunista do UOL

08/07/2023 12h17

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No lugar em que tudo começou, Silverstone, Verstappen deu neste sábado uma aula, uma demonstração prática sobre o total controle que tem hoje na F1.

Quando não precisava, ficou na dele, quieto, sossegado. Quando era hora de acelerar, superou todo mundo, cravou os melhores tempos, não deu chance aos adversários.

Assim, conquistou a pole position para o GP da Inglaterra, 10ª etapa do Mundial. É sua segunda pole no circuito, a sétima na temporada, a 27ª da carreira. Com isso, desempata com Hakkinen e se torna, de forma isolada, o décimo piloto que mais largou na frente na história da F1.

À sua frente estão apenas Hamilton (103), Schumacher (68), Senna (65), Vettel (57), Clark, Prost (ambos com 33), Mansell (32), Rosberg (30) e Fangio (29).

Norris larga em segundo. A segunda fila terá Piastri e Leclerc. Sim, foi dia de festa na McLaren.

Na terceira, Sainz e Russell. Hamilton sai em sétimo, seguido por Albon, Alonso e Gasly.

"Foi uma classificação maluca, muito agitada. Alguns lugares estavam escorregadios, mas dei minhas voltas e estou muito feliz de estar na pole. Eu sei que tenho um carro muito bom e que não precisava dar 100% no Q1 e no Q2", resumiu o bicampeão.

Depois da chuva do início da tarde em Silverstone, a classificação aconteceu com a pista ainda um pouco úmida, céu nublado, 21°C no ar, 22°C na pista.

Verstappen cravou 1min33s535 no início do Q1, mas logo os tempos começaram a despencar. Alonso e Russell trocaram a primeira posição até que o holandês recuperou a ponta quando faltavam pouco mais de 7 minutos para o fim: 1min30s719.

A 3 minutos da bandeira quadriculada, o carro de Magnussen parou na Luffield, quase na entrada dos boxes. Sessão paralisada.

Até então, Albon, grande sessão dos treinos livres, ainda não tinha tempo registrado _sua única volta havia sido apagada por extrapolar os limites de pista.

Pouco antes de os boxes serem reabertos, uma cena rara: uma barbeiragem de Verstappen. O holandês acertou o muro do pit lane e arrebentou o bico do seu RB19. Acontece...

Na retomada do Q1, maluquice total na pista. Norris foi o mais rápido, com 1min28s917, seguido por Leclerc, Russell, Hamilton e Verstappen. Albon avançou em sétimo.

Os cortados foram Pérez, Tsunoda, Zhou, De Vries e Magnussen.

Sim, Pérez. É a quarta vez nas últimas cinco etapas em que ele não chega ao Q3. E isso porque Horner disse, na chegada a Silverstone, que o mexicano estava "recuperando a boa forma".

Que vexame...

Veio então o Q2, com chuva fina em alguns pontos da pista. Norris começou na frente, mas logo começou o troca-troca de pilotos na primeira posição. Verstappen mais uma vez ficou apagado, na dele, como que esperando o momento certo de dar o bote.

A 4 minutos do fim, outra cena rara: Hamilton assumiu a ponta, levando a torcida de Silverstone ao delírio. Instantes depois um compatriota o desbancou: Norris. Nova explosão nas arquibancadas. Pareceu um bizarro túnel do tempo...

Faltando 2 segundos, Verstappen deu o ar da graça. Cravou 1min27s702, superando todo mundo. Piastri foi o segundo a 0s143, seguido por Norris.

Fechando o top 10, Albon, Sainz, Leclerc, Alonso, Hamilton, Gasly e Russell.

Hulkenberg, Stroll, Ocon, Sargeant e Bottas foram eliminados.

Chegou a hora de decisão, o Q3. Ou o momento de Verstappen brilhar.

Logo na primeira série de voltas ele mandou 1min27s084, melhor marca do fim de semana.

Todos então entraram nos boxes, colocaram pneus novos, voltaram pra pista.

Norris voou e fez 1min26s961. Silverstone novamente explodiu.

Mas Verstappen ainda tinha uma volta a completar. E não perdoou. Com um desempenho impecável na pista, sem sentir nenhuma pressão, cravou 1min26s720 e garantiu a pole position.

(Sim, lembrou um certo Senna em seus momentos de brilhantismo.)