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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Verstappen vence 6ª seguida na F1, e Red Bull já mira McLaren mágica de 88

Max Verstappen comemora sua 8ª vitória na temporada 2023 da Fórmula 1 - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen comemora sua 8ª vitória na temporada 2023 da Fórmula 1 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

09/07/2023 12h28

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Dez vitórias em dez GPs. E mais um recorde histórico, uma marca mítica, prestes a sucumbir.

Verstappen venceu neste domingo o GP da Inglaterra, 10ª etapa do Mundial de F1. Foi sua segunda vitória em Silverstone, a oitava no ano, a sexta consecutiva, a 43ª da carreira.

Foi a décima vitória da Red Bull em 2023. Com mais uma, a equipe austríaca igualará um desempenho que por muito tempo, até meses atrás, era considerado insuperável, imbatível, quase mágico: as 11 vitórias seguidas da McLaren na temporada de 1988.

Com uma diferença: Verstappen está reinando sozinho. Venceu 8 das 10 _Pérez, seu companheiro, ganhou apenas em Jeddah e Baku. Em 1988, a McLaren vivia uma guerra interna. Naquelas 11 provas, entre Brasil e Hungria, Senna ganhou 7 e Prost venceu 4.

A força da McLaren naquele ano tornou-se referência de domínio, um marco de excelência. Ao fim daquela temporada, a equipe inglesa venceu 15 dos 16 GPs. Eis outra conquista que a Red Bull busca: vitórias em todas as etapas da temporada. Até agora, o plano vem dando certo...

Coincidentemente, coube a um piloto da McLaren a segunda posição em Silverstone: Norris. Hamilton foi o terceiro colocado.

Taí outra marca desta temporada: a Red Bull não tem uma adversária para chamar de sua. A cada etapa, Ferrari, Mercedes, Aston Martin e agora até a McLaren alternam-se no papel de perseguidora. Assim fica ainda mais fácil. Verstappen agradece...

Aliás, o GP registrou mais um hat trick do holandês _pole, melhor volta e vitória. Foi o oitavo da carreira.

"Tive uma largada terrível, a McLaren estava super rápida, mas depois que o ultrapassei tudo foi bem", resumiu o vencedor. "Pode ter parecido fácil, mas não foi."

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Largada do GP da Inglaterra, com Lando Norris pulando à frente de Max Verstappen
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

A largada aconteceu com céu nublado na região de Silverstone, todo mundo receoso com a chuva, 22°C no ar, 28°C no asfalto.

Norris foi espetacular nos primeiros metros, não esmoreceu na dividida e pulou à frente de Verstappen na Copse. Piastri também saiu muito bem e quase deixou o holandês para trás. Russell superou Sainz. Alonso passou Hamilton. Albon perdeu duas posições.

Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Norris, Verstappen, Piastri, Leclerc, Russell, Sainz, Alonso, Hamilton, Gasly e Albon. A torcida inglesa nas arquibancadas delirava, claro.

Mas conhecemos Verstappen. E era quase possível visualizar o incômodo dele vendo a asa traseira de Norris na sua frente.

Babando, ele não deixou Norris escapar. Ficou na cola do inglês. E, na quinta volta, deu o bote: colocou para a esquerda na Brooklands e, sem muita dificuldade, retomou a liderança.

"Vamos manter as posições", informou a McLaren para Norris, a senha para que ele não se preocupasse com o companheiro.

Mais atrás, Hamilton passou Alonso na sétima volta e retomou o sétimo lugar.

Na décima volta, Verstappen tinha 0s9 sobre Norris, que abria a mesma folga sobre Piastri. Leclerc era o quarto, seguido por Russell, Sainz, Hamilton, Alonso, Gasly e Albon.

Com vento na cara, o holandês logo tratou de aumentar essa vantagem. Na 13ª, já era de 2.2. Na 15ª, chegou a 3s. Na 17ª, ele já tinha 3s4. Mais um domingo de rotina na F1...

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Max Verstappen à frente de Lando Norris no GP da Inglaterra
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Leclerc abriu os trabalhos nos boxes na 19ª volta. Sainz entrou na 26ª. Russell e Piastri fizeram seus pits na 29ª _a Mercedes foi mal e o inglês perdeu a posição que havia ganho de Leclerc.

De volta à pista, Russell passou a fazer ótimas voltas e fez uma bela ultrapassagem sobre Leclerc na 32ª volta.

Instantes depois, o Haas de Magnussen surgiu na tela com muita fumaça. Safety car virtual, safety car real e corre-corre nos boxes com alguns primeiros pits e até mudanças de estratégia.

Até isso ajudou Verstappen, que ainda não havia parado e aproveitou para colocar pneus macios. A McLaren inexplicavelmente colocou duros no carro de Norris, dificultando a vida do garoto. Hamilton e Alonso também se deram bem, fazendo a mesma opção do holandês.

Demorou, demorou muito até que a disputa fosse retomada. Foram sete voltas, um exagero.

Na relargada, Verstappen manteve a ponta, enquanto Hamilton partiu para cima de Norris. Os dois chegaram a ficar lado a lado por toda a Luffield, mas o piloto da McLaren prevaleceu.

"É impressionante como a McLaren está rápida com pneus duros", disse Russell, pelo rádio, que tentava passar Piastri pela quarta colocação.

O fim da prova teve como grande atração a briga pelas posições finais da zona de pontos. Com pneus duros velhos, Sainz chegou a ser superado na mesma volta por Pérez, Albon e Leclerc.

Verstappen cruzou a linha de chegada com 3s798 sobre Norris. Hamilton passou 2s985 depois do compatriota. Fechando o top 10, Piastri, Russell, Pérez, Alonso, Albon, Leclerc e Sainz.

No Mundial, o holandês soma agora 255 pontos contra 156 de Pérez, o vice-líder. Nos Construtores, a Red Bull tem 411 contra 203 da Mercedes.

Os títulos são apenas questão de tempo. A luta do holandês e da Red Bull, agora, é com os grandes do passado.