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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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Em Silverstone, F1 inicia testes decisivos para o futuro dos pneus

Mecânico da Ferrari retira cobertor técnico de pneu da Fórmula 1 - Pirelli
Mecânico da Ferrari retira cobertor técnico de pneu da Fórmula 1 Imagem: Pirelli

Colunista do UOL

11/07/2023 08h29

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Sem público, sem transmissão e sem a badalação dos últimos dias, Silverstone recebe a partir desta terça uma bateria de testes crucial para o futuro da F1.

Ninguém está tão ansioso quanto os pilotos. A Pirelli vai coletar dados que, entre outros pontos, vão determinar se os cobertores térmicos serão mantidos na categoria.

Até agora, os pilotos são resistentes à mudança, que faz parte do pacote da FIA para tornar a F1 mais sustentável. Os equipamentos que aquecem os pneus são caros e consomem muita energia elétrica, muitas vezes exigindo instalações especiais nos autódromos.

Além disso, há um desejo dos dirigentes de transferir a tarefa de aquecer os pneus para o cockpit, o que em tese pode trazer mais um elemento de emoção para as corridas.

Por isso, a Pirelli está desenvolvendo desde 2019 novos compostos que aquecem mais rápido. Paralelamente, o limite de temperatura dos cobertores foi reduzido de 100°C para 70°C nesta temporada _a meta inicial era 50°C, mas a FIA recuou após muita chiadeira dos pilotos.

A alegação deles é que a mudança representa um risco, principalmente nas primeiras voltas após uma troca de pneus, com os carros demorando para voltar ao ritmo de corrida.

Hamilton classificou a ideia de "perigosa". Russell, diretor da GPDA, a associação dos pilotos, foi mais incisivo. "Haverá mais acidentes, não tenho dúvida. Sendo totalmente honesto, o esporte não está pronto para adotar esses pneus", afirmou.

Verstappen também é contra. "Não é agradável pilotar assim", disse, após os testes do ano passado nos EUA e no México. "Quase rodei no pitlane. Vão acontecer muitos acidentes".

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Pit stop de Max Verstappen no GP da Inglaterra, em Silverstone, no último domingo
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Este não será o último teste dos novos compostos nesta temporada. Mas será decisivo, porque o prazo para a FIA bater o martelo sobre a mudança de regra termina no dia 31.

Para a mudança ser adotada, precisará de aprovação da FIA, da Liberty Media e de pelo menos metade das dez equipes.

"Obviamente vamos fornecer todos os dados para os engenheiros das equipes. Espero que eles tomem uma decisão técnica, baseada nesses dados. Mas se tivermos que continuar por mais um ano com os cobertores térmicos, ok, vamos fazer isso", explicou Isola, o chefe da Pirelli, durante o fim de semana do GP da Inglaterra.

Os testes de pneus devem se concentrar nos dois primeiros dias.

Na quinta-feira, a F1 vai aproveitar para testar outros componentes, como os paralamas traseiros para reduzir o volume de spray em corridas com chuva.

Haverá, também, algum zunzunzum de mercado: entre os pilotos escalados para os testes está Ricciardo, que pode assumir a vaga de De Vries na AlphaTauri ainda no meio da temporada.

Não, Silverstone não terá a badalação dos últimos dias. Mas será importante prestar muita atenção no que vai acontecer por lá...