Red Bull erra, mas Verstappen vence Pequeno Prêmio da Bélgica mesmo assim
A Red Bull errou. Mas nem isso impede Verstappen de vencer.
Largando da pole position mas caindo para segundo, o holandês logo se recuperou e venceu a corrida sprint em Spa-Francorchamps, o Pequeno Prêmio da Bélgica.
Embolsou mais 8 pontos no Mundial, indo a 289 e abrindo 118 para Pérez, o vice-líder. No domingo, mesmo largando em sexto, é o grande favorito à vitória.
Seu objetivo é claro: somar mais 26 pontos no fim de semana, atingindo a pontuação máxima possível pelo regulamento.
Piastri foi o segundo colocado na corrida sprint. Gasly chegou em terceiro.
Spa teve um sábado de Spa, e a largada foi adiada em 30 minutos até que a chuva diminuísse.
A corrida começou com pista molhada, atrás do safety car e com todos os pilotos obrigatoriamente calçando pneus de chuva. Foram quatro voltas em comboio, e logo ficou claro que as condições estavam para intermediários.
Quando o pelotão foi liberado, teve corre-corre pros boxes. Metade do grid trocou pneus já na primeira volta, entre eles Piastri, Gasly, Pérez e Hamilton. Verstappen, estranhamente, ficou na pista, com um ritmo muito mais lento do que aqueles que colocaram intermediários.
Foi um erro de avaliação da Red Bull. Um erro raro.
A equipe respondeu e o holandês fez seu pit na segunda volta, junto com os outros nove pilotos que ainda não haviam parado.
A agilidade da McLaren foi recompensada, e Piastri assumiu a liderança. Ao fim da segunda volta, o novato tinha 1s3 de vantagem para o bicampeão.
Mas Verstappen e a Red Bull hoje formam um pacote imbatível. Não demorou para o holandês encostar, a ultrapassagem parecia inevitável... Mas o safety car voltou pra pista.
Alonso rodou na Bruxelles, o cotovelo após a Les Combes, e ficou atolado na brita, encerrando seu aniversário de 42 anos com um gosto amargo.
A relargada veio na sexta volta. E, como esperado, Verstappen não demorou a passar Piastri. Foi na Les Combes, numa bela manobra do holandês.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberInstantes depois, Hamilton e Pérez se engalfinharam na luta pela quarta posição. Os dois se tocaram, e foi pior para o mexicano. Ele começou a perder ritmo e foi ultrapassado por quase todo mundo. Despencou para a 17ª posição.
O inglês acabaria sendo punido com cinco segundos.
As voltas finais assistiram a mais um passeio de Verstappen, que recebeu a bandeirada com 6s6 para Piastri.
Além deles e de Gasly, muito festejado pela Alpine, pontuaram Sainz, Leclerc, Norris, Hamilton e Russell.
"Eu poderia ter entrado antes, mas tudo bem. Não foi um problema. Estávamos muito mais rápido", disse o holandês, minimizando o erro da sua equipe e reforçando, mais uma vez, que está sobrando na categoria.
É, de certa forma, uma avant-prèmiere do que vem pela frente.
Domingo deve ser de Verstappen e da Red Bull. Mesmo com erros pelo caminho.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.