Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Desprevenido, PSG busca solução emergencial para anunciar Messi

João Henrique Marques

Colunista do UOL

06/08/2021 15h01

Com Lionel Messi no mercado, o Paris Saint-Germain altera o planejamento do elenco para a próxima temporada de maneira emergencial na tentativa de encontrar um espaço para o argentino na folha salarial do clube. O encaixe não é considerado simples internamente, visto que reforços de peso foram anunciados em julho: o goleiro Gianluigi Donnarumma, do zagueiro Sergio Ramos, do lateral Achraf Hakimi e do meio-campo Georginio Wijnaldum.

O PSG passou meses considerando a contratação de Lionel Messi após ter feito uma proposta ao argentino no início do ano. No entanto, a negociação que foi retomada na quinta-feira surpreendeu a todos. O clube assume nos bastidores que estava desprevenido.

O acerto imediato de Messi com o PSG é difícil por conta da política de Fair Play Financeiro da UEFA, que visa impedir gastos maiores que as arrecadações dos clubes. Diante disso, o clube francês já acionou sua firma de advocacia que busca soluções para realizar as contratações.

Por parte do PSG, as conversas com Jorge Messi, pai e empresário de Messi, passaram a ser frequentes desde a oficialização do Barcelona do fim do ciclo do argentino. O clube francês tenta um acerto rápido, mesmo sabedor de que precisará modificar radicalmente o projeto para a próxima temporada.

Ter Messi no elenco representa inflacionar consideravelmente a folha salarial do PSG. Diante do cenário, vender jogadores de maneira emergencial é uma saída estudada. Até o momento somente o lateral Mitchel Bakker deixou o clube francês ao ser negociado por 7 milhões de euros com o Bayern Leverkusen, da Alemanha.

Os líderes brasileiros Neymar e Marquinhos estão ansiosos à espera do reforço. Grandes amigos de Messi, os argentinos Angel Di Maria e Leandro Paredes sabem que o acerto só depende de questões financeiras. Além disso, o também argentino treinador do PSG, Mauricio Pochettino, tem boa relação com o craque.

"A gente sabe o que aconteceu ontem. Estamos vendo todas as possibilidades de mercado e o Messi é uma deles. Se há alguma informação, passaremos a vocês brevemente", comentou Pochettino, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.