Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que Messi é uma decepção no Campeonato Francês com o PSG?
A gigantesca expectativa de show em campo criada com a chegada de Lionel Messi ao PSG ainda está longe de ser correspondida pelo argentino. E, especificamente, no Campeonato Francês, o camisa 30 decepcionou torcedores e mídia local até o momento com poucas partidas disputadas, e sem seus habituais números expressivos em estatísticas individuais. Na França, a visão de um jogador que ainda sofre problemas de adaptação ao clube, liga e até a cidade de Paris é adotada como explicação.
Neste domingo, diante do Reims, no Parque dos Príncipes, Messi fará o jogo de número 12 pelo PSG na Ligue 1 (Campeonato Francês). Será seu primeiro jogo em 2022, e com um ar de recomeço em uma competição em que claramente não está adaptado. O UOL Esporte lista motivos que fizeram Messi ser uma decepção na Ligue 1 até aqui.
Sem gols, sem brilho.
São 11 jogos, todos como titular, e até o momento somente 1 gol marcado no Campeonato Francês - na vitória por 3 a 1 contra o Nantes -.
Na França, a imagem ruim que deixou em campo ainda foi maior longe da capital. Messi não tem nenhum gol marcado fora de casa na Ligue 1 em 6 partidas disputadas. Pior, nelas o PSG soma apenas 2 vitórias.
Estilo de jogo no PSG
O estilo de jogo do Paris Saint-Germain é diferente do que Lionel Messi estava acostumado no Barcelona. No clube catalão, toda armação era concentrada ao se redor, em um ritimo cadenciado e de muita posse de bola. No PSG, o jogo com foco na rápida transição é uma novidade para Lionel Messi.
O argentino também ainda está longe de ser o foco do time. Seu posicionamento já foi alterado saindo da direita do ataque para o centro, em uma tentativa de que participasse mais da armação. No entanto, ainda é nítida a falta de sintonia do argentino no time.
Violência do futebol francês
Uma queixa comum no entorno de Neymar também faz parte agora de quem rodeia Lionel Messi. A alegação é de que o futebol francês é violento por contar com a conivência dos árbitros.
"Isso nós temos que concordar com Messi, ou Neymar. O jogo da LIgue 1 é mais físico, e sim violento. Essa para mim é a razão principal da falta de adaptação. Minha explicação para ele ter 5 gols na Liga dos Campeões com o PSG, e apenas 1 com o time no Campeonato Francês", disse Frederic Goulart, repórter francês do jornal Le Parisien.
Ausência por lesão e Covid
Lionel Messi segue sem uma sequência maior que 3 jogos na Ligue 1. O argentino já sofreu com lesões musculares e, recentemente, seu tratamento de COVID foi mais longo do que o imaginado. Por conta disso, o jogador foi ausência nas 2 primeiras partidas do time em 2022.
"Boa tarde! Como vocês sabem tive covid-19 e queria agradecer a todos pelas mensagens que recebi e dizer a vocês que estou levando mais tempo do que pensava para estar bem, mas estou quase me recuperando e com muita vontade de voltar aos gramados", justificou Messi em post no Instagram na semana passada.
Queixas ao frio e trânsito
Na dificuldade de adaptação de Lionel Messi estão características da cidade de Paris. O argentino reclamou do intenso frio na região e de um trânsito pesado, que o fez mudar radicalmente a rotina a qual estava acostumado em Barcelona.
Messi também sofreu com a dificuldade dos filhos de se ambientarem na escola. Todas esses detalhes já foram expostos publicamente pelo argentino.
Trio MNM tem rendimento ruim
São apenas 7 jogos do trio MNM (Messi, Neymar e Mbappé) como titular no Paris Saint-Germain até aqui. Com eles em campo, o PSG teve somente a vitória contra o Manchester City, em setembro, por 2 a 0 assegurada.
No triunfo diante do Lyon por 2 a 1, Messi foi substituído com o placar em igualdade por 1 a 1. Já contra o Nantes, Neymar deixou o campo com a vitória parcial por 1 a 0, e o jogo terminou 3 a 1 para o PSG. Por fim, o outro cenário de vitória foi no 3 a 1 diante do Saint-Etienne, mas em uma partida marcada pela lesão de Neymar enquanto o time vencia por 2 a 1.
No repertório do trio há também dois empates (1 a 1 diante do Brugge e 0 a 0 contra o Olympique de Marseille) e duas derrotas - 2 a 0 para o Rennes, e 2 a 1 para o Manchester City.
Messi já foi cobrado
No fim de outubro, o jornal francês L'Equipe trouxe reportagem de capa cobrando uma boa exibição de Lionel Messi: "Enfim um bom início?", perguntava a publicação. O jogo em questão era contra o Lille, mas Messi teve atuação ruim e foi substituído no intervalo com queixas de dores no joelho. A vitória por 2 a 1 teve Neymar e Di Maria como os destaques, e aumentou o nível de descontentamento da mídia francesa com Messi.
Após isso, Messi fez apenas uma atuação que foi colocado pela mídia francesa como o melhor jogador em campo: foi na vitória por 3 a 1 diante do Saint-Etienne, em que se destacou com 3 assistências.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.