Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Novo reforço do Real é torcedor fanático do clube e jogará com cunhado
O dia 28 de maio de 2022 entrou para a história do Real Madrid. Em Paris, com um gol de Vinícius Jr, o clube espanhol venceu o Liverpool por 1 a 0 e conquistou a Champions League pela 14ª vez em sua história.
Em meio aos milhares de torcedores merengues no estádio estava um José Luis Sanmartín Mato, então com 32 anos, profissão: jogador profissional de futebol. O rosto conhecido dos torcedores mais atentos e o 1,92m de altura chamaram a atenção dos madridistas na cidade-luz.
"Não é o Joselu, atacante do Alavés?". Era ele mesmo.
Nos últimos dias de contrato com o clube basco, que acabara de cair para a segunda divisão, Joselu decidiu começar as férias de verão com uma viagem a Paris para apoiar o Real Madrid. O clube que ele aprendeu a amar.
Nascido na Alemanha, filho de espanhóis da Galícia, Joselu voltou para a Espanha com a família aos 4 anos de idade. Em Vigo, onde morava, ele começou nas categorias de base do clube. Aos 18 anos, veio o chamado do Real Madrid, e uma nova paixão apareceu na vida do jogador.
Ele passou três anos em La Fábrica, onde o Real Madrid lapida seus talentos. Teve apenas duas chances no time principal.
A primeira foi na temporada 2010-11, quando entrou no finalzinho contra o Almería e fez o oitavo gol de uma goleada por 8 a 1, pela Liga Espanhola. A assistência foi de Cristiano Ronaldo.
Na temporada 2011-12, Joselu entrou em campo pela Copa do Rei e marcou uma vez, nos 5 a 1 sobre o Pontevedra. No total, entre as duas partidas, foram 18 minutos na equipe principal e dois gols marcados. Uma média incrível, mas que não garantia um futuro no time. Na época, o Real Madrid tinha Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Gonzalo Higuaín, e apostava em Jesé e Morata como nomes para o futuro.
Sem lugar no time que adotou como seu, Joselu passou a rodar pelo futebol europeu. Passou por três times da Alemanha em três anos --Hoffenheim, Eintracht Frankfurt e Hannover--, jogou na Premier League com o Stoke City, voltou para a Espanha no Deportivo La Coruña, retornou à Inglaterra pelo Newcastle, passou três temporadas no Alavés, até que em 2022-23 aterrissou no Espanyol.
No clube de Barcelona, já aos 33 anos, marcou 17 gols na temporada, um recorde na carreira. O bom desempenho rendeu convocações para a seleção da Espanha, que busca um centroavante há quase uma década para ser titular. Em quatro jogos, marcou três gols, incluindo o que levou os espanhóis à final da Liga das Nações --torneio que acabaram vencendo ao superar a Croácia nos pênaltis.
A temporada de sonhos acabou com a realização de outro deles: voltar ao Real Madrid. Veterano, mas em sua melhor fase, Joselu finalmente se reencontra com o clube do coração e jogará ao lado de seu concunhado Dani Carvajal --eles são casados com duas irmãs.
O contrato de empréstimo é de apenas um ano, e Joselu ainda não sabe se será titular --o Real Madrid deve ir ao mercado durante o verão europeu. Mas, para quem esperou mais de uma década para voltar ao clube, isso pouco importa. Aos 33 anos, começando a fase final da carreira, aquele torcedor que ia à final da Champions há pouco mais de um ano poderá ajudar o time dentro de campo na próxima temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.