Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Barcelona sonha com brasileiro para ser 'novo Busquets' e tem 2 candidatos
O Barcelona já definiu a prioridade para a temporada 2023-24: encontrar um substituto para Sergio Busquets. O volante catalão deixou o clube após 15 temporadas, com raras lesões e 32 títulos conquistados, incluindo 3 taças da Champions League. A saída do jogador, que deve se juntar a Messi no Inter Miami, deixa um vazio na posição.
O clube busca um substituto e dois dos candidatos são brasileiros. Ambos estiveram em Barcelona recentemente com a seleção: Bruno Guimarães, 25 anos, do Newcastle, e André, 21 anos, do Fluminense. Nos dois casos, apesar do interesse dos catalães, é improvável que um negócio seja fechado na atual janela de transferências.
Ídolo e um dos principais jogadores do Newcastle, Bruno Guimarães ajudou o clube do norte da Inglaterra a chegar à Champions League após duas décadas, com a quarta colocação na Premier League. Por isso, o carioca está valorizado: nos bastidores do clube britânico, comenta-se que ele só sai se alguém pagar mais de 90 milhões de euros (R$ 476 milhões).
Afundado em uma de suas piores crises financeiras, o Barcelona não consegue nem chegar perto do valor. Mesmo assim, a equipe catalã reuniu-se pelo menos duas vezes com representantes do jogador, para reafirmar o interesse na contratação. O UOL soube que a última delas foi justamente na semana passada, quando a seleção brasileira estava na cidade.
A conta, porém, não fecha: no cenário atual, o time azul e grená não conseguiria chegar nem à metade do valor de mercado do meio-campista. Nas reuniões, houve uma promessa de que novas tentativas serão feitas em outro momento. O Barcelona avalia que Bruno Guimarães é um jogador que se adaptaria bem às três posições do meio, podendo atuar até mesmo como primeiro volante, ocupando a vaga deixada por Busquets.
No caso de André, o interesse ainda não se transformou em contatos tão sólidos, mas o UOL apurou que o clube catalão tem o jogador do Fluminense em uma lista de atletas "monitorados" e já destacou profissionais de análise de desempenho para seguirem os seus passos.
Novamente, o problema é financeiro. André tem contrato com multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 211 milhões), e o clube não pretende gastar um valor tão alto nele por enquanto. Além disso, a possível contratação, por 35 milhões de euros, acaba por esvaziar ainda mais os cofres catalães. Ainda assim, o jogador do Fluminense é apontado como alternativa a curto prazo, já para 2024.
Outros candidatos
Além dos brasileiros, o Barcelona tem uma lista com pelo menos mais cinco nomes. O favorito do próprio Busquets, segundo informações dos bastidores do clube, é Martín Zubimendi, 24 anos, da Real Sociedad. O jogador basco tem características parecidas às do antigo dono da camisa 5 e também agrada ao técnico Xavi Hernández.
Outro jovem espanhol na lista é Nico González, jogador que já pertence ao Barcelona, mas que foi emprestado ao Valencia na temporada 2022-23. Aos 21 anos, ele se destaca pela potência física e pela característica de fazer a bola circular no meio-campo, um clássico traço do jogo de Busquets.
Ainda na Espanha, há dois veteranos que poderiam servir de solução-tampão por uma temporada: Dani Parejo, do Villarreal, que tem os mesmos 34 anos de Busquets; e Oriol Romeu, 31 anos, atualmente no Girona, depois de 7 anos no Southampton. Um dos líderes da boa campanha gironina na temporada, Romeu passou pela base do Barcelona e chegou a estrear no time profissional em 2011.
Entre as opções estrangeiras, a principal é o marroquino Sofyan Amrabat, um dos destaques da campanha que levou a seleção do norte da África às semifinais no Qatar. Atualmente na Fiorentina, ele chegou a ser procurado pelo Barcelona após o Mundial, no começo do ano, mas as negociações não prosperaram.
Por fim, existe ainda a possibilidade — cada vez mais provável — do Barcelona adaptar alguma peça do próprio elenco na função. Para tanto, a ideia é recuperar o melhor momento de Frenkie de Jong, que pode atuar como volante. Quem também pode atuar no setor em contextos específicos de jogo é o marfinense Franck Kessié, embora ele prefira jogar mais adiantado e perto da área.
Outro que não gosta de jogar como primeiro volante e atuou pouco na posição nas últimas temporadas foi Ilkay Gundogan, já confirmado como reforço do Barcelona. O alemão, campeão da Champions League com o Manchester City, rendeu mais nas mãos de Pep Guardiola quando jogou perto da área, chegando como um elemento surpresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.