Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
No Real Madrid de Vini Jr, Mbappé teria de jogar em posição que já criticou
O futuro de Kylian Mbappé é o principal assunto da janela de transferências do futebol europeu. O francês não dá garantias de que continuará no PSG e voltou a entrar na mira do Real Madrid. A ideia no Santiago Bernabéu é lutar por ele principalmente em 2024, ao final do contrato com o clube parisiense.
Enquanto o jogador, o PSG e o gigante espanhol movem suas peças no tabuleiro, um debate já foi levantado nos bastidores do clube merengue: a posição favorita de Mbappé, a ponta-esquerda, já é ocupada por Vini Jr.
O brasileiro é considerado intocável pelo presidente Florentino Pérez. A ideia --do clube e do jogador -- é que nos próximos anos ele se torne um símbolo do madridismo. Ao UOL, pessoas próximas ao brasileiro confirmam que o planejamento sempre foi voltado para se tornar um ídolo da equipe merengue. "A referência dele é o Cristiano Ronaldo", afirma uma pessoa próxima ao jogador.
Ações recentes do clube confirmam a estratégia. Na temporada 2023-24, Vini Jr. usará a camisa 7, a mais tradicional do clube, que já foi do próprio Cristiano Ronaldo, Raúl e Emílio Butragueño. O envolvimento recente do Real Madrid na discussão sobre racismo também é um sinal: o clube só se mexeu depois que percebeu que poderia perder o brasileiro.
Por esse status de intocável de Vini, a chegada de Mbappé levaria necessariamente a um reposicionamento do francês. Uma possibilidade seria jogar pela direita, mas a principal tendência é que ele seja escalado como centroavante.
Acontece que Mbappé não gosta de jogar centralizado, e já deixou isso claro. Em outubro de 2022, após ser escalado como centroavante num duelo contra o Reims, ele publicou um post no Instagram com a hashtag "gangue do pivô". O jogo terminou com empate por 0 a 0.
A reclamação chegou ao técnico Christophe Galtier, que se reuniu com o jogador na mesma semana para tratar do assunto. Na Copa do Mundo, Mbappé ajudou a França a chegar na final, jogando como ponta esquerda, com Giroud centralizado. No PSG, ele voltou a ser escalado na posição que assumidamente prefere.
Caso mude de ideia quanto à posição centralizada, Mbappé preencheria perfeitamente a lacuna aberta no ataque ao final da temporada 2022-23, com a saída de Karim Benzema. O veterano foi para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, deixando o Real Madrid sem opções da "primeira prateleira". Com a saída de Marco Asensio, a situação ficou ainda pior.
Atualmente, as opções passam por jogadores como o espanhol Joselu --emprestado pelo Espanyol-- e o jovem uruguaio Álvaro Rodríguez, de apenas 18 anos. Outra possibilidade seria a de usar Rodrygo centralizado, com Federico Valverde ou o jovem Brahim Díaz pela direita.
Dias depois da saída de Benzema, a diretoria madridista começou a trabalhar com a possibilidade de fechar com o inglês Harry Kane, do Tottenham. O interesse do Bayern de Munique, disposto a renovar o elenco, emperrou as negociações.
Seja em 2023 ou 2024, Mbappé terá de se adaptar para jogar com a camisa branca. No Real Madrid, não há dúvidas: o time começa por Vini Jr na ponta-esquerda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.