Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Athletico e Barcelona fecham acordo de R$ 395 milhões por Vitor Roque
Depois de meses de negociações, Athletico-PR e Barcelona chegaram neste sábado (8) a um acordo pela transferência do atacante Vitor Roque, de 18 anos. O contrato tem seis anos, com a possibilidade de renovação por mais um. O valor total do negócio pode chegar a 74 milhões de euros (R$ 395 milhões), incluídos um valor fixo --pago em parcelas--, variáveis e impostos.
De acordo com fontes que participaram das negociações, os dois clubes bateram o martelo nos seguintes valores: 40 milhões de euros fixos, 21 milhões em variáveis por desempenho individual e coletivo e mais 13 milhões em impostos, que serão pagos pelo clube catalão.
No total, com todas as variáveis, o negócio chegaria a 74 milhões de euros, superando os cerca de 70 milhões de euros pagos pelo Real Madrid por Endrick, que ainda atua pelo Palmeiras. Assim, a transferência seria a segunda maior do futebol brasileiro para o exterior, atrás apenas de Neymar, que trocou o Santos pelo Barcelona em 2013, por valores que superaram os 90 milhões de euros.
O UOL soube também que Vitor Roque será incorporado ao elenco do Barcelona apenas em janeiro de 2024. Assim, o clube catalão terá mais seis meses para limpar a folha salarial, adequar-se ao Fair Play Financeiro de La Liga e da Uefa, podendo assim inscrever o jogador brasileiro sem problemas.
Nos bastidores do Barcelona, o clima com a chegada de Vitor Roque é de otimismo. O jogador está na mira do clube há pelo menos seis meses, e preenche os requisitos de um centroavante com força física e bom posicionamento, uma prioridade para as próximas temporadas. O titular do ataque, Robert Lewandowski, tem 34 anos.
Variáveis incluem Bola de Ouro
As variáveis do contrato de Vitor Roque mostram o quanto o Barcelona está otimista com a contratação. Além de números de gols e jogos pelo clube, também estão incluídas premiações individuais.
A presença de Vitor Roque entre os três primeiros colocados do prêmio Bola de Ouro renderia um valor extra ao Athletico; já a conquista do prêmio daria ao clube paranaense 1 milhão de euros a mais.
Além dos valores recebidos na negociação, o clube brasileiro também terá 20% do valor do lucro de uma futura venda de Vitor Roque.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.