Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Preocupado com 'turbulências', PSG espera Neymar para pré-temporada

Cazé, Neymar e Vini Jr em roda de samba na mansão do jogador do Real no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram
Cazé, Neymar e Vini Jr em roda de samba na mansão do jogador do Real no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Instagram
Thiago Arantes

Colunista do UOL, em Barcelona

08/07/2023 04h00

A movimentada vida pessoal de Neymar virou motivo de preocupação no PSG. As notícias que chegam do Brasil causam mal-estar nos bastidores do clube francês.

Em teoria, Neymar já deveria estar em Paris, treinando com outros jogadores que estão machucados. O zagueiro Presnel Kimpembe e os laterais Nuno Mendes e Nordi Mukiele iniciaram as atividades há uma semana. Os três se recuperam de lesões e foram os primeiros jogadores a conversar com o técnico Luis Enrique, recém-contratado.

O UOL apurou que o clube deu dias extras de férias a Neymar, para ele cuidar das "turbulências" de sua vida pessoal. O brasileiro é esperado no clube na semana que vem; mas, procuradas pelo UOL, nem a assessoria pessoal de Neymar, nem a do PSG quiseram informar o dia da reapresentação.

O PSG começará a pré-temporada no dia 21 deste mês, em um amistoso contra o Le Havre. A maioria dos jogadores do clube não se apresentará na semana que vem. Quem foi convocado para jogar na última Data Fifa pelas seleções — casos de Mbappé e Marquinhos, por exemplo — ganhou uma semana a mais de descanso.

A diretoria da equipe parisiense entende que a vida pessoal do jogador não deve se misturar com o desempenho profissional. Contudo, os dirigentes também creem que a avalanche de informações sobre o brasileiro nos últimos dias colocou em segundo plano o processo de recuperação da cirurgia nos ligamentos do tornozelo direito.

Neymar está afastado dos gramados desde 19 de fevereiro, quando se machucou em um duelo contra o Lille, pelo Campeonato Francês. Desde então, ele jamais saiu dos holofotes, pelos mais diversos motivos.

O anúncio da gravidez da namorada Bruna Biancardi — que está esperando uma menina —, as acusações de traição, o pedido de desculpas no Instagram, as viagens para ver jogos da NBA, a interdição de um lago na casa em Mangaratiba, uma discussão online com a cunhada e o envolvimento em uma confusão num show de Thiaguinho foram muitos os episódios da vida pessoal do jogador.

O PSG monitora a situação e espera que Neymar se apresente em boas condições para encerrar a recuperação durante o mês de pré-temporada, voltando gradativamente às atividades.

O clube também espera a definição sobre o futuro de Kylian Mbappé, que está na mira do Real Madrid, para definir o que fazer com Neymar. O brasileiro tem mais dois anos de contrato, até julho de 2025. O técnico Luis Enrique trabalhou com Neymar no Barcelona; juntos, eles conquistaram a Champions League na temporada 2014/15.