Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
PSG espera definição sobre Mbappé para decidir futuro de Neymar
O futuro de Neymar no PSG depende de uma definição sobre Kylian Mbappé. Uma decisão sobre a permanência ou a saída do brasileiro só será tomada depois que o astro francês anunciar o que fará na próxima temporada.
Mbappé tem contrato até julho de 2024, mas há a possibilidade de deixar o clube no mercado de verão europeu, que vai até o fim de agosto. De acordo com fontes do PSG, o clube estuda uma saída neste ano para não perder o jogador "de graça" no fim do contrato.
O UOL apurou que, nos bastidores do clube parisiense, a prioridade é definir a situação de Mbappé, para só então abrir a discussão sobre Neymar. O astro francês está na mira do Real Madrid desde 2022, quando esteve muito próximo de uma transferência.
A equação é simples: se Mbappé sair, a ideia do PSG é manter Neymar, que voltaria a ser a maior referência técnica do time. Se o francês ficar no clube, o brasileiro poderia ser colocado no mercado. Messi, outro integrante do trio de craques das últimas temporadas, já deixou Paris para jogar no Inter Miami.
Pessoas próximas a Neymar têm comentado que ele não tem pressa por uma definição, e que não vê problemas em continuar no clube. Até a lesão, Neymar havia disputado 29 jogos, com 18 gols e 16 assistências. O contrato dele com o clube parisiense vai até julho de 2027.
O camisa 10 se reapresentou ao PSG nesta semana, ainda em fase final de recuperação da lesão no tornozelo direito, sofrida em fevereiro. Contatado pelo UOL, o clube não deu detalhes sobre qual será a programação de atividades para o brasileiro.
Nas últimas semanas, Neymar passou férias no Brasil e se manteve no noticiário por questões em nada relacionadas ao futebol. A vida movimentada do jogador causa preocupação na diretoria do PSG.
Opções no mercado
Caso o PSG queira colocar Neymar no mercado, a hipótese mais provável é um empréstimo para outro clube, com os franceses eventualmente pagando uma parte do salário. A multa rescisória para um clube que queira contratar o jogador, de 31 anos, é de 250 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão).
Uma das primeiras opções seria o Barcelona, clube onde Neymar viveu grandes momentos e conquistou a Champions League na temporada 2014-15. O brasileiro ainda é muito conectado à cidade e faz visitas regulares à capital catalã. Só que ele não está nos planos do treinador Xavi Hernández.
"Ele não faz parte do nosso planejamento para o mercado. Tenho muito tempo de amizade com ele, mas temos outras prioridades no mercado. O clube sabe os jogadores que eu quero", afirmou Xavi, no mês passado, ao ser questionado sobre a possibilidade de contar com o ex-colega de time.
Outro caminho para Neymar seria a Premier League, mas até agora não houve proposta formal de clubes do futebol inglês. O Newcastle United, que voltará à Champions League na temporada 2023-24, planeja investir pesado, mas tem buscado atletas com outro perfil, como o italiano Sandro Tonali, meio-campista de 23 anos.
O futebol da Arábia Saudita, que tem se destacado pelas contratações na atual janela de transferências, também aparece como opção. De acordo com a CBS Sports, representantes do Al Hilal estiveram em Paris durante o mês de junho para conversar sobre uma possível ida do brasileiro para a Liga Saudita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.