Barcelona vê Vitor Roque pronto e com potencial para substituir Lewandowski
A contratação de Vitor Roque pelo Barcelona é uma aposta para o futuro, mas também para curto e médio prazo. A diretoria do clube catalão considera que o brasileiro já está pronto para o futebol europeu e espera que ele seja útil já na segunda metade da temporada 2023-24.
Vitor Roque só se apresentará ao Barcelona em 2024, atendendo a um pedido do Athletico para contar com ele pelo máximo de jogos possíveis, e também a uma necessidade da equipe catalã, que precisa de tempo para se organizar financeiramente, liberando dinheiro na folha salarial.
A ideia do clube é que ele seja o reserva imediato de Robert Lewandowski na chegada ao clube, podendo ser usado como titular em jogos menores ou quando o polonês precisar descansar.
Aos 34 anos, Lewandowski já se encaminha para a reta final da carreira, e o clube precisava de um atacante como aposta para o futuro. Na temporada passada, quando o veterano não pôde jogar -- como na suspensão por 3 partidas, em janeiro --, o clube teve Ansu Fati como centroavante.
Atualmente, o Barcelona também aposta no jovem Lamine Yamal, que completou 16 anos nesta quinta (3). Mas o garoto, revelado nas categorias de base do clube, tem mais um perfil de ponta que de jogador centralizado.
A avaliação do Barcelona é que Vitor Roque tem o perfil de jogador que o clube procura para ser o camisa 9 durante os próximos anos: é rápido, tem imposição física e se movimenta muito sem a bola. Nos bastidores do clube, ele já foi comparado a Luis Suárez. O uruguaio foi um dos protagonistas do último título do clube na Champions League, em 2014-15, ao lado de Neymar e Lionel Messi.
"Para eles, o Vitor está pronto, pode chegar numa segunda-feira e estrear no domingo", disse André Cury, empresário responsável pela venda, em conversa com o UOL.
"Ele tem personalidade pra isso e tem futebol pra isso. Tem dinâmica, tem intensidade, tem marcação, tem gol, tem tudo", acrescentou o agente.
O planejamento do Barcelona é dar a Vitor Roque um período de adaptação, em que ele poderá entender melhor o sistema de jogo do clube e do treinador Xavi Hernández, além de aprender com a experiência de Lewandowski.
Um diretor do clube disse ao UOL que o Barcelona conta com o brasileiro para ser o camisa 9 da próxima década, moldando o jogador ao elenco e às demandas do estilo de jogo. Nos últimos anos, o Barcelona se notabilizou por contratar atacantes veteranos, quase sempre em regime de emergência, sem pensar no longo prazo.
A lista é longa e tem os holandeses Luuk de Jong e Memphis Depay, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, o dinamarquês Martin Braithwaite, o ganês Kevin-Prince Boateng e o próprio Lewandowski, que chegou ao clube já aos 33 anos. Na temporada de estreia, o polonês marcou 32 gols e deu 8 assistências em 46 partidas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.