Adam Silver acertou em criar a NBA Cup
Adam Silver é um gênio. Se você assistiu à final da NBA CUP ou acompanhou minimamente a NBA, você sabe do que eu estou falando. Eu estava no Chile essa semana e todas as TVs do lobby estavam sintonizadas nos jogos. Pode não parecer muito, mas conseguir um espaço na grade de qualquer emissora não é pouca coisa.
A NBA é um produto bastante rentável. Desde as vendas das camisetas, dos ingressos e dos eventos, a liga soube se posicionar muito bem. São anos e anos aprimorando o produto com a ajuda das franquias e dos jogadores. Os jogos que passam no Natal são um excelente exemplo de visão e estratégia de marketing que vem dando certo à 77 anos. Não à toa a NFL, a liga mais popular dos Estados Unidos, decidiu fazer um jogo na mesma data.
Fato é que Adam foi e é o comissário certo na hora certa. Num momento tão tecnológico e conectado ele não teve medo de abrir as portas para o mercado internacional, trazendo estrelas dos cinco continentes e tornado a liga mais global. Se existe um problema a ser solucionado eu tenho certeza que ele vai encontrar a solução.
É só analisar o tanto de mudanças feitas nos jogos do All Star Game. Foram tiradas as conferências, foi feito um draft com os capitães mais votados pelo público, mudaram o formato de jogo para deixar tudo mais emocionante e esse ano vão acontecer mais mudanças. Adam (e toda a equipe da NBA) estão sempre atentos às demandas do público e dos atletas.
Dito isso, na temporada passada Adam divulgou uma das maiores revoluções da NBA, a NBA CUP. Um torneio dentro da temporada regular com um Final Four em Las Vegas. Jogos únicos e com os vencedores fazendo um jogo extra. Quem vence a NBA CUP leva, além da taça, um montante generoso de dinheiro. Adam uniu o útil ao conveniente, melhorou o início da temporada regular, não aumentou o número de jogos e construiu um produto rentável.
A NBA sempre foi muito criticada pela quantidade de jogos mas também pela qualidade dos jogos no início da temporada. Os times demoravam para engatar e os jogos só ficavam bons mesmo lá para janeiro. Hoje não mais.
Ano passado a NBA teve como vencedor no primeiro torneio o Los Angeles Lakers, nem Adam poderia ter sonhado com algo melhor. Um dos maiores times e com a maior estrela da NBA levantando a taça, a NBA CUP se consagrou. Outra coisa interessante é que por serem poucos jogos a chance de um time com menos estrelas ou menos investimento podem se classificar e chegar às finais. Ano passado foi o Indiana Pacers e esse ano tivemos Atlanta e Houston vencendo equipes mais fortes. A final foi entre dois times sólidos: Milwaukee Bucks acabou vencendo um Oklahoma ainda imaturo em jogos decisivos. Duas finais e dois times diferentes vencendo.
É um torneio que os atletas aceitaram e que se encaixou muito bem na NBA. Com uma empresa já pagando pelo "name rights" Adam Silver criou mais um produto excelente e competitivo. Pôde-se falar tudo dele menos que eles não entende do produto que vende. E não, não é basquete. É entretenimento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.