Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Globo se divide por aquisição da Liga dos Campeões para TV aberta até 2024
O leilão dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Uefa, que será definido em março, divide opiniões dentro do Grupo Globo. O setor de esporte é a favor da negociação para a exibição em TV aberta. Outras áreas entendem que a Champions só seria interessante para o SporTV, por causa dos valores da negociação, sempre altos.
A coluna apurou que, no setor financeiro, a defesa é pela entrada do produto apenas em TV paga. Foram os executivos dessa área que deram o aval para a rescisão contratual da Libertadores da América, em julho do ano passado. O entendimento é que não é momento de pagar quantias altas para um evento que não oferece um número grande de datas para faturamento —são 29 datas de jogos.
Do outro lado, setores de conteúdo e de direitos esportivos do futebol defendem que a entrada em TV aberta e fechada é estratégica. A Champions marcaria a volta de um evento continental que atrai o público de forma massiva e representaria uma resposta para a perda da Libertadores —a rescisão com a Conmebol criou divisão semelhante no ano passado. Hoje, o portfólio de eventos da Globo só tem o Mundial de Clubes com esse perfil.
Outra questão que entra na discussão é o movimento "Uma Só Globo". Adotado desde 2017, ele criou um modelo de negócios que prega a unificação dos investimentos do grupo. Comprar a Champions apenas para o SporTV iria contra isso.
A Team, agência que vende os direitos da Uefa, preparou um pacote específico para TV aberta e convidou Globo e SBT, entre outros, para entrar na negociação. Na TV paga, apenas a WarnerMedia oficializou proposta para renovação dos direitos —a empresa americana transmite o torneio desde 2015. Além de Globo, SBT e Warner, Disney e Facebook foram convidados a fazer parte da licitação.
Se todos os requisitos forem cumpridos, os vencedores serão anunciados no início de março. O leilão atual é válido entre as temporadas 2021/2022 e 2023/2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.