Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pela 1ª vez, Grupo Globo terá jogo de futebol feminino narrado por mulher

Renata Silveira em sua estreia no Grupo Globo: será a primeira mulher a narrar um jogo de futebol feminino na emissora - Reprodução/SporTV
Renata Silveira em sua estreia no Grupo Globo: será a primeira mulher a narrar um jogo de futebol feminino na emissora Imagem: Reprodução/SporTV

19/03/2021 16h08

Narradora que estreou neste mês no esporte do Grupo Globo, Renata Silveira entrará novamente para a história da emissora neste sábado (20). Renata será a primeira mulher a narrar um jogo de futebol feminino feito pelo SporTV. A partida em questão é a final do Campeonato Brasileiro feminino sub-18, que será disputada entre Internacional e Fluminense.

O jogo vai acontecer às 20h30 (horário de Brasília) e terá exibição para todo o Brasil. Os comentários serão de Renata Mendonça e Caio Ribeiro. As polêmicas da arbitragem serão revistas por Nadine Basttos. O Brasileirão Sub-18 foi totalmente exibido pelo SporTV com boa audiência nas partidas, mas sempre teve homens na narração.

Renata Silveira é a primeira narradora fixa do futebol da Globo — Glenda Kozlowski chegou a comandar algumas transmissões entre 2015 e 2016. A estreia da jornalista, que teve passagens pela Rádio Globo e pelo Fox Sports, aconteceu no último dia 10 de março, com a transmissão de Moto Club (MA) 0 x 5 Botafogo. Desde então, ela tem feito jogos de campeonatos estaduais no SporTV e no Premiere.

A Globo em olhado com mais carinho para o futebol feminino faz algum tempo. Além de exibir com frequência partidas da seleção brasileira em torneios amistosos e em competições em si, a emissora abriu negociações para fechar alguns jogos do Campeonato Brasileiro feminino para a temporada 2021, incluindo algumas partidas em televisão aberta na TV Globo.

Com o crescimento do interesse na modalidade, a Globo também quer aumentar o número de mulheres nas transmissões de futebol. A Globo busca um novo nome para ser comentarista de jogos. Nadja Mauad foi a primeira convidada, mas ela recusou. Fabíola Andrade, repórter com mais de 10 anos de emissora, também foi chamada para o posto, mas o martelo ainda não foi batido.