Topo

Gabriel Vaquer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Em chamada de abril, Globo ignora Estaduais como destaque da programação

Gabriel Menino durante a partida entre São Bento e Palmeiras em Volta Redonda, pelo Paulistão: Globo não cita estadual como destaque da programação em abril - Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Menino durante a partida entre São Bento e Palmeiras em Volta Redonda, pelo Paulistão: Globo não cita estadual como destaque da programação em abril Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

25/03/2021 22h35

Quem assistia à novela "Amor de Mãe" na noite desta quinta-feira (25) viu uma chamada com os destaques de abril da programação da Globo. Entre citações para o "Big Brother Brasil" e para a estreia da reprise de "Império", além da reta final da atual trama das 21h, a emissora não mencionou nada sobre futebol e os campeonatos estaduais que tem os direitos de transmissão.

Com boa parte dos Estaduais paralisados no momento por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, alguns nem sabem quando terão uma nova rodada para disputar. O Campeonato Paulista tem "lutado" para realizar seus jogos. Nesta semana, apelou para estádios do Rio de Janeiro. Corinthians e Palmeiras foram jogar em Volta Redonda -o jogo do Alviverde foi exibido e não marcou bons índices de Ibope.

Na chamada, a Globo citou diversos fatos de destaque na sua programação de abril. Entre eles estão o final de "Amor de Mãe", sua primeira novela inédita desde o início da pandemia, a final do programa "The Voice +", e filmes que serão exibidos —incluindo o blockbuster "Batman: O Cavaleiro das Trevas", produzido em 2008 e um grande sucesso comercial.

Além do Paulista, a Globo tem direitos do Mineiro e do Gaúcho até 2021, e do Pernambucano até 2022. O contrato do Paulistão também termina este ano. Publicamente, a Globo já afirmou que é a favor de uma mudança nos Estaduais como acontecem agora. A ideia de alguns executivos da emissora não é acabar com eles, mas diluí-los para que ocorram paralelamente ao Campeonato Brasileiro— com o nacional acontecendo de março a dezembro.

Outros Estaduais já foram deixados de lado pela emissora. Um deles é o Campeonato Baiano, que era da Globo até 2020 e não teve seu acordo renovado. Já o contrato do Campeonato Carioca, depois de uma celeuma com o Flamengo no ano passado, foi rescindido e agora o evento está sendo exibido na Record.

O curioso é que, em abril, jogos da Copa do Brasil estão previstos para acontecer e eles também não foram citados pela emissora. Ou seja, na peça publicitária, o futebol não teve vez nesse momento. Um sinal que só poderemos interpretar nas próximas semanas.