Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Premiere sente impacto do fim de março sem jogos do Paulista e terá queda
Com apenas poucos Campeonatos Estaduais como atração no momento, sem o Carioca e com o Paulista agora sem data definida para retornar, o Premiere, serviço de pay-per-view da Globo, observará um mês com uma retração no número de assinantes. Será a primeira vez que isso acontecerá desde a retomada do futebol brasileiro de forma consistente, em julho do ano passado.
A coluna apurou que a Globo já identificou a queda em sua base de clientes e estima uma perda entre 30 e 40 mil assinantes na plataforma. O início do calendário do futebol, sem o Brasileirão, geralmente já custa ao Premiere uma boa quantia de assinaturas. Mas a baixa agora é acentuada. E a perda de arrecadação tende atrapalhar os negócios e o fechamento das contas para pagar os clubes sob contrato após o fim da temporada.
O problema, porém, é o mês de abril também já tem status preocupante. Ainda não se tem uma previsão de quando o Campeonato Paulista retornará com jogos. Embora a competição não tenha uma rodada cheia desde 14 de março, oficialmente a emissora não pretende pressionar clubes para um retorno apressado, apoiando a decisão das autoridades.
Na segunda (29), os clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) vão discutir uma solução para o caso. A Globo, até para cumprir o contrato, vai exibir partidas onde quer que elas aconteçam —na semana passada, jogos de Corinthians e Palmeiras foram deslocados para Volta Redonda (RJ).
A importância do Paulistão só cresceu nos planos da Globo depois da ruptura com o Campeonato Carioca. Flamengo e Vasco são dois dos cinco clubes com mais torcedores cadastrados em seu sistema. Esse é outro fator para acrescentar na equação negativa do Permiere, com a migração de assinantes para o pay-per-view do Estadual do Rio.
No ano passado, durante os meses de março e julho, quando o futebol parou totalmente no Brasil, o Premiere perdeu mais de 400 mil assinantes. Até o fim do Brasileirão, em fevereiro, a Globo recuperou mais da metade do número perdido.
Para manter o público, a Globo apostou numa forte campanha de marketing que exalta o fato de o Premiere ter jogos durante todo o ano e não por alguns meses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.