Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Band lamenta episódio "Globolixo" em nota e vê mal-estar após boa estreia
A Band se posicionou oficialmente nesta terça-feira (30) sobre o caso do ex-piloto Nelson Piquet, que criticou a Globo durante o pré-corrida do Grande Prêmio do Bahrein, no domingo, ao chamar a emissora carioca de "Globolixo". O canal paulista manifestou que a opinião dos seus entrevistados não reflete ao do grupo. Internamente, a repercussão do episódio gerou mal-estar e um sentimento de frustração, após a avaliação de bom trabalho na transmissão de estreia na categoria.
Na nota, a Band novamente elogiou a Globo pelo trabalho com a Fórmula 1 entre 1981 e 2020, quando a concorrente transmitiu a categoria para todo o país.
"Em relação às opiniões proferidas no último domingo (28), durante a programação especial da cobertura do Grande Prêmio do Bahrein de F1, a Band esclarece que a posição dos nossos entrevistados não reflete necessariamente a da emissora. Durante os últimos 41 anos, os direitos da F1 foram da Rede Globo e a Band não só reconhece o significativo trabalho feito, como também a qualidade técnica e jornalística, que valorizou e elevou a importância da modalidade", afirma o comunicado enviado para a coluna.
A fala de Piquet aconteceu durante o "Show do Esporte" no último domingo (28). Nelson Piquet conversava com Glenda Kozlowski e Elia Júnior sobre a importância da Fórmula 1, quando o próprio piloto afirmou que "a Fórmula 1 se livrou da Globolixo". O fato repercutiu amplamente nas redes sociais e ofuscou um pouco a elogiada cobertura da Band em seu retorno a categoria desde 1980.
Após a repercussão e o fato de a fala pegar mal, ontem (29), a emissora apagou o vídeo com a declaração de Piquet de seu site. A coluna apurou que pessoas do Esporte da Band lamentaram a declaração do tricampeão mundial da categoria, porque ela se mostrou desnecessária naquele momento e naquele contexto. Mas quanto a isso, não tinha muito o que se fazer, porque a transmissão do "Show do Esporte" era ao vivo e não poderia cortar ou prever o que Piquet falou naquele momento.
Outro ponto avaliado internamente é que a fala ofuscou um pouco os bons números e o trabalho feito pela Band. A deselegância, termo usado pela maioria, causou uma mancha pequena na cobertura. Para quem trabalhou, ficou uma lição para os próximos fins de semana da categoria, já que a Band pretende "manter a pegada" que teve nessa estreia com a Fórmula 1.
Com o GP do Bahrein, a Band marcou 5 pontos com picos de 6 na audiência da Grande São Paulo. Fechou em quarto lugar, mas incomodou Record e SBT na briga pela vice-liderança, chegando a ultrapassar a Record por 37 minutos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.