Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Números da estreia de F1 na Band acendem alerta em SBT e Record
Os bons números de audiência do Grande Prêmio do Bahrein, que marcou a estreia da Fórmula 1 na Band, no último domingo (28), surpreenderam os executivos do SBT e principalmente da Record. A emissora da Barra Funda foi ultrapassada durante quase 40 minutos na audiência da Grande São Paulo. Antes considerada uma ameaça menor, agora a categoria já é vista como uma concorrência que vai dar trabalho.
A coluna apurou que na Record ocorreram conversas entre executivos já no domingo para discutir o assunto e uma reunião na segunda (29), um dia após a corrida, com os resultados de audiência consolidados. No SBT, o fato foi menos discutido porque a emissora conseguiu ficar em segundo lugar, com 8 pontos, ao apresentar o "Domingo Legal", mas o incômodo na primeira hora —entre 12h e 13h— ligou o alerta para o futuro.
A situação repercutiu mesmo na Record, que tem um investimento alto em sua programação. Diretores buscaram entender os motivos da derrota, mesmo que parcial. A avaliação é que a programação de domingo da emissora, preenchida por desenhos até as 13h30, está fraca e precisa ser alterada. Algumas ideias, inclusive, devem colocadas em prática ainda neste ano para evoluir o dia nos índices como um todo.
Outro ponto atribuído para o bom resultado da Band foi a fidelidade do público da Fórmula 1. Os executivos destas concorrentes perceberam que existe um telespectador cativo para a categoria. Essa audiência vai assistir às corridas independentemente do canal e do horário em que seja exibida. Na Band, o objetivo agora é atrair um público que não é tão fiel ao automobilismo para crescer os números —os chamados "curiosos" pelos diretores de TV.
Com o GP do Bahrein, a Band marcou 5 pontos de média com picos de 6 na Grande São Paulo, das 12h às 13h41, horário em que os carros estavam na pista. A prova vencida por Lewis Hamilton (Mercedes) quintuplicou a audiência da emissora no horário. A Record teve 6 pontos de média, o SBT, 7, e a Globo foi líder com 9 pontos.
Na primeira hora de transmissão, a prova deixou a Band em disputa bastante parelha também com o SBT, que acabou abrindo vantagem na segunda metade do período, para se consolidar na vice-liderança. Entre 12h e 12h45, a Band ficou com 5 pontos, contra 6 de SBT e Record, por exemplo. A expectativa é conseguir manter esses dados e ocupar a vice-liderança com as provas exibidas às 10h (horário de Brasília). O próximo GP será na Itália, no dia 18 de abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.