Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Apresentadores da Globo podem fazer merchan durante Olimpíadas; COI libera
![Barbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular: poderá fazer ação de merchandising nas transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio na Globo - Reprodução/Instagram](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/ab/2019/03/18/barbara-coelho-apresentadora-do-esporte-espetacular-1552925314121_v2_450x600.jpg)
Pela primeira vez desde que virou um núcleo solo, o Esporte do Grupo Globo poderá ter ações comerciais, o famoso merchandising, durante um grande evento esportivo exibido pela emissora. O fato só acontecerá depois de um acordo entre a direção da emissora e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que terá que aprovar as ações.
A coluna apurou que as marcas que comprarem as cotas de publicidade para apoiar a transmissão do Grupo Globo, além de marcas parceiras do COI no patrocínio oficial dos Jogos Olímpicos, terão prioridade nessas ações, que são chamadas internamente de "oportunidades comerciais adicionais".
Nesse merchan, a empresa pode contratar apresentadores e comentaristas para falar de uma marca específica e sugerir uma ação que envolva um ou mais nomes. Um exemplo: durante as transmissões, a Coca-Cola, que é patrocinadora oficial de Tóquio 2020, pode chamar um nome conhecido da Globo para falar da relação do refrigerante com as Olimpíadas.
A empresa sugere o texto, que, antes de passar pela Globo, é aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional. Caso receba o sinal verde do COI, a Globo prepara o merchandising e disponibiliza a estrutura e o talento. Emissora e COI também dividem o valor pago pela empresa pela exposição de sua marca.
O talento que fizer o merchan ganha um cachê à parte, que será negociado diretamente com cada um. Entre os talentos sugeridos pela Globo ao mercado estão Felipe Andreoli, Bárbara Coelho, Carol Barcellos, Flávio Canto, Tiago Medeiros e Caio Ribeiro.
No Brasileirão, a Globo já usou narrador e comentarista para merchans durante transmissões. O objetivo da Globo com as Olimpíadas é testar um formato de ação comercial para usar na Copa do Mundo, seu grande evento, que acontece a cada quatro anos.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 23 de julho. A TV Globo vai exibir o evento com exclusividade na TV aberta. Na TV paga, SporTV e BandSports farão a transmissão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.