Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Apresentadores da Globo podem fazer merchan durante Olimpíadas; COI libera

Barbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular: poderá fazer ação de merchandising nas transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio na Globo - Reprodução/Instagram
Barbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular: poderá fazer ação de merchandising nas transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio na Globo Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

09/05/2021 04h00

Pela primeira vez desde que virou um núcleo solo, o Esporte do Grupo Globo poderá ter ações comerciais, o famoso merchandising, durante um grande evento esportivo exibido pela emissora. O fato só acontecerá depois de um acordo entre a direção da emissora e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que terá que aprovar as ações.

A coluna apurou que as marcas que comprarem as cotas de publicidade para apoiar a transmissão do Grupo Globo, além de marcas parceiras do COI no patrocínio oficial dos Jogos Olímpicos, terão prioridade nessas ações, que são chamadas internamente de "oportunidades comerciais adicionais".

Nesse merchan, a empresa pode contratar apresentadores e comentaristas para falar de uma marca específica e sugerir uma ação que envolva um ou mais nomes. Um exemplo: durante as transmissões, a Coca-Cola, que é patrocinadora oficial de Tóquio 2020, pode chamar um nome conhecido da Globo para falar da relação do refrigerante com as Olimpíadas.

A empresa sugere o texto, que, antes de passar pela Globo, é aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional. Caso receba o sinal verde do COI, a Globo prepara o merchandising e disponibiliza a estrutura e o talento. Emissora e COI também dividem o valor pago pela empresa pela exposição de sua marca.

O talento que fizer o merchan ganha um cachê à parte, que será negociado diretamente com cada um. Entre os talentos sugeridos pela Globo ao mercado estão Felipe Andreoli, Bárbara Coelho, Carol Barcellos, Flávio Canto, Tiago Medeiros e Caio Ribeiro.

No Brasileirão, a Globo já usou narrador e comentarista para merchans durante transmissões. O objetivo da Globo com as Olimpíadas é testar um formato de ação comercial para usar na Copa do Mundo, seu grande evento, que acontece a cada quatro anos.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 23 de julho. A TV Globo vai exibir o evento com exclusividade na TV aberta. Na TV paga, SporTV e BandSports farão a transmissão.