Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Defante no MIBR: criatividade que engrandece o mercado
Um dos maiores comediantes do Brasil, Diogo Defante foi anunciado na última semana como a mais nova contratação do MIBR. A frase chega a soar estranha sob uma primeira análise: afinal, o que um nome consagrado do humor, com um canal com quase 2 milhões de seguidores no YouTube, tem a ver com uma organização de esporte eletrônico? É aí que está o ponto: pode acreditar, faz todo sentido para ambos os lados.
Não é novidade que as equipes de Esports têm buscado, de diversas formas, furar a bolha no que diz respeito ao conteúdo. Grandes anúncios de jogadores, vídeos extremamente bem produzidos para reforçar as respectivas marcas, legitimidade por meio de marketing não endêmico... Unir diferentes públicos é um caminho inteligente e positivo para ambas as vias.
"Acreditamos que o 'jeitinho' do Defante e o público que segue-o tem um match perfeito com o que procurávamos e o rumo que o MIBR quer tomar. Estamos buscando gerar conteúdo para a comunidade que nos segue, mas não necessariamente ligada ao ambiente dos campeonatos. Claro que queremos ele 'causando' durante o Major, mas sobretudo seu humor e olhar para a comunidade será o foco dos vídeos", afirmou Roberta Coelho, CEO da organização.
É extremamente importante que as equipes entendam a comunidade como um grupo de pessoas diversas, com interesses múltiplos e, ao mesmo tempo, com um interesse em comum. Não há dúvidas de que há muitos torcedores do MIBR que são fãs de Diogo Defante - e se sentiram maravilhados com o anúncio. Ao mesmo tempo, quem curte o humorista e ainda não conhece Esports, ou vice-versa, agora terá uma oportunidade.
Um dos grandes problemas de muitas modalidades esportivas tradicionais é justamente a acomodação no que diz respeito ao público. Ter grandes números em um determinado período, gerar popularidade em certos países, virar tema relevante por um tempo... Nada disso é suficiente para renovar os fãs e conquistar as faixas etárias mais jovens. E os games têm esse trunfo nas mãos: o acesso fácil a crianças e adolescentes.
A forma de consumir conteúdo é revolucionada todos os dias - e quem quer participar do mercado sem ser engolido precisa abrir a mente para aprender e absorver novos elementos e novas estratégias. Assim como seria bizarro, anos atrás, pensar que a televisão ao vivo poderia ser superada pela ideia que hoje conhecemos do on demand, é impossível dizer como será num futuro breve. Todos precisam se reinventar - inclusive os Esports.
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