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PUBG Mobile mostra inteligência em renovação do público
Um dos maiores desafios de um esporte eletrônico quando ele se torna relevante é fazer com que o game continue rompendo a bola - e, consequentemente, atraindo um público novo e ainda não fidelizado àquele título, especificamente. Há diversas estratégias de marketing que podem ser aplicadas para esse objetivo, e uma que tem chamado a atenção nos tempos recentes, em solo brasileiro, é a do PUBG Mobile.
Amigável e com uma curva de aprendizado acessível, o jogo juntou, no último fim de semana, nomes gigantescos do entretenimento nos games para uma live. Intitulada "Galáticos", a produção reuniu ninguém menos que Felipe Neto, Gaules, Nobru e Paulinho Loko para um squad que vai muito além de uma simples junção de gigantes. E, abaixo, explicamos o porquê.
A começar pela origem de cada um. Felipe Neto, dono de um canal de quase 45 milhões de pessoas no YouTube. Nobru, campeão mundial de Free Fire e um dos donos do Fluxo. Gaules, um dos maiores streamers do mundo, lenda do Counter-Strike. Paulinho Loko, um dos nomes mais fortes de GTA RP. Não é difícil imaginar a quantidade de gente atingida indiretamente por essa capilaridade de assuntos e públicos.
"Gosto do PUBG MOBILE porque é um jogo que qualquer pessoa pode pegar e jogar com os amigos e se divertir, é muito justo. Além de sempre ter ações diferentes e atualizações novas que cativam a comunidade", afirmou Felipe Neto. De fato, a variedade de conteúdos do game é algo que surpreende positivamente e o posiciona como um dos gigantes no mercado para dispositivos móveis.
Ao reunir grandes nomes de diferentes origens, o PUBG Mobile prova, de forma intuitiva e inteligente, que não é preciso encarar uma barreira rígida para começar a jogar o game - algo que, normalmente, afasta muita gente de determinados títulos. A busca por uma diversão rápida e simples é recorrente no cenário mobile. E, para ter um competitivo forte, não é um impeditivo ser acessível.
No caso dos dispositivos móveis, a concorrência não é tão imersiva dentro de determinados gêneros. No PC, por exemplos, há muitos fãs de FPS que são fiéis única e exclusivamente aos jogos de tiro - não se aventurando em MOBAs. No mobile, é muito mais fácil imaginar alguém que, ao mesmo tempo, dedique seu tempo a um Battle Royale, a um FPS e a um MOBA simultaneamente, desde que não sofra com um longo processo de learning.
E vale lembrar: em seus primórdios, o PlayerUnknown's Battlegrounds, o PUBG original, estava bem longe de ser algo acessível a qualquer público. Um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero Battle Royale, o game saiu do PC rumo ao Xbox One e, só depois, para Playstation e para as versões mobile. Hoje, é free to play em todas as plataformas. Nunca é demais dizer: nos games e Esports, reinvenção e renovação não são simples sinais de humildade, mas sim sinônimos de inteligência.
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