Alan Empereur: Contratação do Palmeiras sinaliza busca de jogo 'à europeia'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Palmeiras anunciou de forma surpreendente, tanto aqui em São Paulo quanto na Itália, a contratação do zagueiro Alan Pereira Empereur, do Hellas Verona. O jogador, de 26 anos, chega por empréstimo até o meio de 2021, com valor estipulado (e não divulgado) para compra.
Uma mensagem de um torcedor do Verona em um fórum resume a surpresa: "só pode ser por saudades de casa".
Alan, que lá na Itália é chamado de Empereur, tem 26 anos e, aos 13, foi levado da base do Atlético Mineiro diretamente para a Fiorentina. Ficou na Itália, portanto, durante metade da vida. Tem a formação como cidadão e como jogador de futebol na Itália, não no Brasil.
Não sabemos o quanto o português Abel Ferreira conhece de Alan Empereur, o que sim começamos a saber é que o treinador vai tentar mesmo "europeizar" o Palmeiras. As presenças de Pablo Marí (espanhol) e Rodrigo Caio (jogador de altíssimo QI futebolístico) permitiram a Jorge Jesus colocar o Flamengo para jogar "à europeia", com defesa alta, pressão e velocidade na transição. A ideia de Abel Ferreira é parecida.
É necessário ter os ovos e os ingredientes corretos para fazer omelete assim ou assado. Pouco a pouco, o português vai buscar a forma de jogar que ele prefere, e isso começa desde lá de trás. Ele já tem em Weverton um goleiro bom para isso, agora vai buscar um zagueiro "italiano".
Alan, natural de Ipatinga, jogava em uma linha de três no Hellas Verona. É canhoto e atuava pelo lado esquerdo dessa linha, com um lateral-ala para dar suporte defensivo ao lado. Tem 1,86m e bom passe, pode contribuir com uma saída de bola de qualidade.
Ele atuou na Fiorentina do sub-15 ao sub-19, mas não chegou a se firmar no time de cima em Florença. Em 2014, com 20 anos, foi emprestado para o Ischia. Em 2015, pingou por Livorno, Teramo e Salernitana, sempre nas divisões inferiores. Em 2016, foi vendido ao Foggia, emprestado ao Bari e, no meio de 2018, chegou ao Hellas Verona.
Fabio Grosso, ex-lateral esquerdo da seleção italiana e campeão do mundo com a Azzurra em 2006, foi técnico de Alan Empereur no Bari e pediu a contratação do brasileiro para o Verona. Grosso foi demitido na reta final da Série B 18/19, faltando duas rodadas para o final do torneio. Ainda assim o Verona ficou em quinto e acabou conseguindo o acesso no playoff. Alan fez um gol decisivo na prorrogação do duelo contra o Perugia, mas ficou no banco no jogo decisivo do acesso, vitória por 3 a 0 sobre o Cittadella (após derrota por 2 a 0 na ida).
Na temporada 19/20, o brasileiro finalmente estreou na Série A italiana, já com o Verona sob comando do croata Ivan Juric. Ele ficou no banco de reservas quase sempre até a interrupção do campeonato pela pandemia, em março. Quando o futebol voltou, em junho, assumiu a titularidade e fez uma boa reta final.
Na temporada atual, 20/21, ele foi titular em quatro jogos do Verona, o time sofreu apenas dois gols nessas partidas - incluindo um empate com a Juventus. Aos 26 anos, portanto, vivia seu melhor momento na Itália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.