Topo

Julio Gomes

Jorge Jesus ganha chance de 'aparecer' para Inglaterra na Liga Europa

Jorge Jesus dirige o Benfica em jogo pelo Campeonato Português - Divulgação
Jorge Jesus dirige o Benfica em jogo pelo Campeonato Português Imagem: Divulgação

14/12/2020 09h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jorge Jesus deixa o Flamengo e volta ao Benfica para aparecer. O plano é um só: fazer uma ótima Liga dos Campeões da Europa com o clube português e passar a ser lembrado quando grandes clubes da elite europeia estivessem atrás de treinadores. Mas...

O plano de Jesus afunda quando o Benfica é eliminado ainda na fase preliminar da Champions League, diante do fraco PAOK grego - então comandado por Abel Ferreira, hoje no Palmeiras.

O ex-técnico do Flamengo, porém, se depara agora com uma oportunidade. O sorteio desta segunda definiu um confronto entre Benfica e Arsenal, pelos 16 avos de final da Liga Europa. Que é o torneio intercontinental menos importante, todos sabemos disso, mas todo mundo fica de olho quando chega o mata-mata, a partir de fevereiro.

O Benfica já sofreu nas mãos do Rangers escocês na fase de grupos, mas um duelo contra o Arsenal chama mais atenção. Na Premier League, os Gunners estão em uma patética 15a colocação, com 13 pontos em 12 jogos, apenas quatro vitórias e sete derrotas. Mas, na Europa League, foi o único clube com 100% de aproveitamento na fase de grupos - ganhou seis de seis.

Além disso, caso o Benfica passe pelo Arsenal, ainda pode enfrentar outros clubes ingleses importantes pelo caminho a partir das oitavas. O Manchester United está na competição e tem um duelo complicado contra a Real Sociedad, que faz ótima campanha na Liga espanhola. O Tottenham, atual líder da Premier, enfrenta o Wolfsberg, da Áustria, e é muito favorito no confronto. Ainda tem o Leicester, que pega o Slavia Praga na Europa League.

Jesus sonha em parar na Premier League, como outros técnicos portugueses conseguiram. Se o Benfica passar bem pelo Arsenal e enfrentar outros clubes ingleses no caminho, pode ser que o "mister" consiga, afinal, a publicidade que tanto buscava.

Outro clubes importantes no mata-mata da Europa League: Milan, líder na Itália, pega o Estrela Vermelha, da Sérvia. A Roma enfrenta o Braga, em um duelo interessante. Outro confronto bacana será entre RB Salzburg e Villarreal. O Napoli, que faz boa temporada na Itália, pega o Granada, da Espanha. O Lille, que surpreendentemente é líder na França, encara o Ajax, primeiro da Holanda. E o Bayer Leverkusen, líder atual da Bundesliga, encara , Young Boys, da Suíça.

CONFRONTOS DA EUROPA LEAGUE:

Real Sociedad (ESP) x Manchester United (ING)
Benfica (POR) x Arsenal (ING)
Red Bull Salzburg (AUT) x Villarreal (ESP)
Lille (FRA) x Ajax (HOL)
Dynamo Kiev (UCR) x Club Brugge (BEL)
Estrela Vermelha (SER) x Milan (ITA)
Braga (POR) x Roma (ITA)
Slavia Praga (TCH) x Leicester (ING)
Young Boys (SUI) x Bayer Leverkusen (ALE)
Granada (ESP) x Napoli (ITA)
Wolfsberg (AUT) x Tottenham (ING)
Antwerp (BEL) x Rangers (ESC)
Krasnodar (RUS) x Dínamo Zagreb (CRO)
Molde (SUE) x Hoffenheim (ALE)
Olympiacos (GRE) x PSV Eindhoven (HOL)
Maccabi Tel Aviv (ISR) x Shakhtar Donetsk (UCR)