Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Champions League: Bayern e City são favoritos e lideram Ranking de Forças
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Champions League volta nesta terça-feira, com as primeiras partidas de ida das oitavas de final. No ano passado, o mata-mata começou com estádios cheios, alguns jogos de volta já tiveram portões fechados e outros nem puderam ser realizados. Ficou tudo para a bolha de Lisboa, disputada em agosto em jogos únicos, com a consagração do Bayern de Munique na final.
O Bayern chega forte novamente, com um título mundial nas costas, mas sem a série incrível de vitórias que carregava no primeiro semestre de 2020. Hoje, o time mais quente da Europa é o Manchester City, com 16 vitórias seguidas nas três competições domésticas inglesas. São dois meses vencendo sem parar. Os dois chegam como os favoritos, mas a final será no longínquo 29 de maio.
Muita água vai rolar até a decisão de Istambul. Neste post, estabeleço o Ranking de Forças antes das partidas de ida das oitavas de final - o ranking vai mudar de fase a fase aqui no blog. Ele leva em conta o momento de cada equipe, a qualidade, o potencial, os desfalques e, claro, os duelos.
16- BORUSSIA MOENCHENGLADBACH
Terá o desprazer de enfrentar o Manchester City nas oitavas - jogo de ida só na outra quarta, 24/2. Até lá, é capaz que as 16 vitórias seguidas do City já tenham virado 18 (há confrontos contra Everton e Arsenal antes). O Gladbach passou de um grupo difícil na primeira fase, deixando a Inter de Milão para trás, mas jogou fora a chance de ser primeiro no grupo - foi punido no sorteio. Está apenas em sétimo na Bundesliga e não deve representar problemas ao time de Guardiola.
15- PORTO
O time de Sérgio Conceição chega às oitavas vindo de quatro empates seguidos pelo Português e Taça de Portugal. Quatro empates em um mês deixaram o Porto a dez pontos do líder, o Sporting. Não é um Porto forte, como vimos em outros tempos na Champions League. É verdade que a Juventus não inspira toda a confiança, mas ainda tem por lá um certo Cristiano Ronaldo. Com Ronaldo, fica difícil demais para os portistas.
14- BORUSSIA DORTMUND
O Dortmund demitiu Lucien Favre em dezembro e, com o interino Edin Terzic, venceu só um dos últimos seis jogos. Caiu para sexto na Bundesliga, já sem chances de título e até com participação na próxima Champions ameaçada. A fase é ruim, e o adversário nas oitavas, o Sevilla, vive momento oposto. Difícil imaginar o Borussia indo longe nesta Liga dos Campeões. Mas, ainda assim, fiquemos de olho em Haaland, que tem 23 gols em 23 jogos na temporada.
13- ATALANTA
A "Cinderela" da última Champions, quando ficou a minutos de eliminar o PSG e chegar às semifinais, a Atalanta mantém o estilo de jogo agressivo e ofensivo - está na final da Copa da Itália, tentando igualar uma glória de 58 anos atrás. Será um confronto muito interessante contra o Real Madrid, começando na quarta, 24/2. O time de Gasperini tem 49 gols e o segundo melhor ataque da Itália, mas cede muitas ocasiões aos adversários. Não seria espantoso ver a Atalanta avançar, mas chamar de favorita já é demais.
12- LAZIO
Um ano atrás, a Lazio engatou 11 vitórias seguidas e disputava o Scudetto pau a pau com a Juventus. Na volta do futebol em meio à pandemia, caiu demais. E, agora, retomou. Vinha de seis vitórias seguidas até perder neste fim de semana para a Inter, em um jogo em que dominou a líder em vários períodos do duelo. A Lazio está confiante, 'é um time perigoso. O problema é que o adversário das oitavas é um certo Bayern...
11- CHELSEA
Desde a saída de Lampard e a chegada de Tuchel, o Chelsea se acertou. São quatro vitórias seguidas na Premier e somente um gol sofrido em seis partidas com o novo técnico. Até Timo Werner voltou a marcar! É uma boa notícia, às vésperas das oitavas de final. O Chelsea só não está mais acima no ranking porque enfrenta um fortíssimo Atlético de Madrid nas oitavas - primeiro jogo em Madri, na outra terça, dia 23.
10- RB LEIPZIG
É preciso respeitar o semifinalista da última Champions. Base mantida, mesmo técnico - o ótimo Julien Naglesmann -, um time que sofre poucos gols e raramente perde. Atualmente vice-líder da Bundesliga, o Leipzig não poderia enfrentar o Liverpool em um momento melhor. Importante ressaltar que a partir de ida, nesta terça, será em Budapeste, já que as autoridades alemãs vetaram a entrada do Liverpool no país.
9- REAL MADRID
É o maior campeão da Europa e Zidane conhece os caminhos. Mas o Real Madrid não inspira muita confiança, não é verdade? Não seria a maior zebra de todos os tempos se o Real ficasse pelo caminho nas oitavas, diante da perigosa Atalanta. Afinal, o Real já foi eliminado pelo minúsculo Alcoyano na Copa do Rei e sofreu para passar da fase de grupos da Champions. Na montanha-russa madridista, o time parece estar subindo de novo. Mas já sabemos que haverá uma nova queda pela frente, só não sabemos quando.
8- SEVILLA
São nove vitórias seguidas entre Espanhol e Copa do Rei - inclusive uma por 2 a 0 sobre o Barcelona, na semana passada, deixando o Sevilla a um passo da final da Copa. O time de Lopetegui, atual campeão da Europa League, ganhou 16 de seus últimos 19 jogos. Além do mais, o confronto de oitavas é contra um Borussia Dortmund que vive mau momento. Credito amplo favoritismo ao Sevilla no confronto.
7- BARCELONA
O Barcelona tem melhorado ultimamente, mas tudo tudo tudo passa por um tal de Messi. A chance de passar pelo Paris Saint-Germain está posta, já que Neymar não joga e o Barça pode aproveitar para fazer um resultado importante na ida. Vimos nos últimos anos como não dá para confiar neste Barcelona em transição de gerações. Mas o talento existe. E Messi ainda está lá.
6- LIVERPOOL
O time de Klopp vive péssima temporada e poderia estar mais atrás no ranking, mas vamos dar crédito a quem ganhou a competição em 2019 e um ano atrás era aclamado o melhor time do mundo por unanimidade. Sem Van Dijk e com vários outros lesionados, o sistema defensivo desmontou e isso afetou o time inteiro. Sem chances nas competições inglesas, sobrou "só" a Champions. Como diria Rudy Tomjanovich, "nunca subestime o coração de um campeão".
5- JUVENTUS
A Juventus está perto do topo porque tem um confronto relativamente fácil nas oitavas, contra o Porto. É um time instável e que está ficando para trás na Série A italiana, mas tem força, tradição e a idade parece não chegar para Cristiano Ronaldo, que segue marcando gols dia sim, dia também. Levar a Juve a um título europeu, 25 anos depois, é um desafio e tanto para CR7 - mas está longe de ser impossível.
4- PARIS SAINT-GERMAIN
A temporada não está fácil para o PSG e novamente o clube parisiense fica sem Neymar nas oitavas de final. A boa notícia é que o jogo de volta, contra o Barcelona, será daqui a quase um mês. Mauricio Pochettino é um técnico que já chegou à decisão da Champions e estava esperando uma chance como esta. Tem os dois jogadores mais caros do mundo nas mãos. O PSG não pode ser descartado.
3- ATLÉTICO DE MADRID
Líder do Espanhol com vantagem e um time que já mostrou ser capaz de tudo no mata-mata da Champions League. É até bom para o Atlético que o Chelsea chegue para o confronto em boa fase, assim um joga o favoritismo para o outro - quando tem a obrigação da vitória, Simeone se complica. O Atlético é muito forte em todos os setores e Luís Suárez está voando. Para mim, só está abaixo dos dois grandes favoritos.
2- BAYERN DE MUNIQUE
Sim! O campeão da Europa e do mundo aparece como a segunda força na minha lista. O Bayern não é o mesmo do ano passado, quando emendou dezenas de vitórias consecutivas. Chegou à bolha de Lisboa como a grande força e fez valer o favoritismo. Neste ano, o Bayern já sofreu alguns tropeços com os quais não estava acostumado. E, claro, tem o ônus de ser "o time a ser batido", todos já viram o Bayern de trás para frente e de frente para trás. Tem o melhor goleiro do mundo, o melhor atacante, o melhor meio-campista (Kimmich), é um time espetacular.
1- MANCHESTER CITY
Chegou a hora de Guardiola? O técnico catalão ganhou duas das três primeiras Ligas dos Campeões que disputou, mas, depois disso, nunca mais chegou à final (oito participações). O desempenho no mata-mata europeu contrasta com o que os times de Guardiola fazem nos campeonatos de pontos corridos. A Premier League 20/21 já está no papo e o City está vivo também nas Copas inglesas. Tem a quádrupla coroa a tiro. Mas o que mais importa é a Champions, e Guardiola sabe disso. A pressão está toda nele de novo, o time vem de 16 vitórias seguidas e é o mais quente do momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.