Topo

Julio Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

O céu é o limite para o 'cometa' Haaland: É muito gol e muito mais

Erling Haaland comemora um de seus gols diante do Sevilla - Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images
Erling Haaland comemora um de seus gols diante do Sevilla Imagem: Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images

17/02/2021 18h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A imprensa espanhola acertou em cheio ao chamar de "favoritismo envenenado" o fato de o Sevilla chegar para o confronto contra o Borussia Dortmund como candidato maior à vitória.

O Sevilla chegava à partida com nove vitórias consecutivas, as últimas sete sem levar gols. Já o Dortmund com um treinador interino, só uma vitória nos últimos seis jogos e despencando na Bundesliga.

Mas parece que estávamos nos esquecendo de um pequeno detalhe: um tal "cometa" chamado Haaland. O garoto norueguês de apenas 20 anos de idade, que explodiu um ano atrás, quando trocou o Salzburg pelo Dortmund, já soma 25 gols em 24 jogos na atual temporada.

Dois destes gols saíram nesta quarta, na vitória de 3 a 2 sobre o Sevilla, fora de casa. O Borussia fica a um passo de se classificar para as quartas de final da Liga dos Campeões.

O Sevilla tentou manter o controle do jogo e empurrar o Dortmund para trás, mas o time alemão foi devastador nos contra ataques no primeiro tempo. E o detalhe é que Haaland puxou a maioria deles. Não é aquele atacante grandão, paradão, que só se aproveita da correria dos outros.

Haaland tem uma leitura de jogo muito, muito boa. É um jogador inteligente. Percebeu que precisava voltar para receber a bola e aí, quando arranca, é um Deus nos acuda. No primeiro gol, ele recebe na lateral do campo, se livra de três e passa para Dahoud, jogador de origem síria, acertar um belíssimo chute.

No segundo gol, Haaland arranca desde o meio de campo, faz uma linda tabela com Sancho e conclui para gol. No terceiro, é Reus quem arranca e dá uma bola açucarada para o norueguês completar com perfeição.

O segundo tempo foi todo do Sevilla, que conseguiu ajustar a marcação e impediu os contra ataques do Borussia. O time espanhol fez o segundo gol, mas não chegou ao empate. O estrago já estava feito no primeiro tempo.

Até onde chegará Haaland? O rapaz é alto, forte, veloz, inteligente, talentoso, finaliza bem com as duas pernas... o céu é o limite para o cometa.