Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Red Bull atrapalha prova de Verstappen, e Hamilton não perdoa erros
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Assim como havia feito na primeira prova da temporada, a Red Bull voltou a errar. Praticamente tirou as chances de vitória de Max Verstappen, que, na pista, fez seu papel. Ultrapassou Lewis Hamilton na largada, se manteve em primeiro durante todo o GP da Espanha, tentou sustentar a estratégia equivocada da equipe, mas acabou em segundo lugar.
Em Barcelona, a estratégia de duas paradas no box é a melhor. Mas a Red Bull achou que pudesse vencer a corrida mantendo Verstappen com pneus velhos, com 40 voltas de uso, parando uma vez só. E não foi só isso. A primeira parada do holandês foi horrorosa, demorando o dobro do tempo do que deveria ser o padrão.
Era difícil vencer, mas a Red Bull teve duas chances de ajudar Verstappen fazer valer sua largada perfeita. Quando Hamilton parou pela segunda vez, antes do previsto, o holandês poderia ter entrado para fazer sua segunda troca na volta seguinte, voltando na liderança e em igualdade de condições em termos de pneus.
Depois, uma vez perdida esta janela, a Red Bull poderia ter feito a segunda troca de Verstappen a mais ou menos 12 voltas do fim, colocando pneus macios e permitindo ao holandês caçar a primeira posição de Hamilton. Não fez nem uma coisa nem outra.
Não sabemos se daria certo fazer uma coisa ou outra, o que sabíamos era que não daria certo ganhar com uma parada apenas. Passivamente, deixou seu piloto na pista com pneus destruídos. Quando Hamilton chegou, passou com tranquilidade para assumir a primeira posição e ganhar a corrida.
O heptcampeão não perdoa. Hamilton teve inteligência para, ao ser ultrapassado na largada, recuar e evitar uma batida entre eles. Depois, seguiu a estratégia bem escolhida pela equipe e fez seu papel na pista. Quando os outros erram, não há como combater a hegemonia do inglês.
Para Verstappen combater Hamilton, ele precisa ser perfeito e precisa também contar com acertos de sua equipe. Hoje, só o holandês fez a parte dele.
Nos outros combates, Leclerc foi muito melhor do que Sainz. Acabou em quarto, com o espanhol em sétimo com a outra Ferrari. Ricciardo, afinal, conseguiu ser melhor que Norris no duelo das McLarens. O australiano foi o sexto, com o jovem inglês em oitavo. No meio desta turma, acabou Pérez, em quinto, com a outra Red Bull.
Muita diferença? Somente na Alpine. Ocon, com a estratégia de uma parada, acabou em nono lugar e somou pontos. Fernando Alonso, correndo em casa, só terminou à frente dos carros da Haas.
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