Topo

Julio Gomes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Libertadores: Santos quase fora, Inter dentro; as contas dos brasileiros

Miguel Ángel Ramírez comanda o Internacional em jogo contra o Deportivo Táchira na Libertadores - Ricardo Duarte/Internacional
Miguel Ángel Ramírez comanda o Internacional em jogo contra o Deportivo Táchira na Libertadores Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

21/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com os jogos de ontem à noite, a Libertadores da América fechou a penúltima rodada da fase de grupos e dois times brasileiros tiveram sortes diferentes. O Inter saiu do Paraguai praticamente classificado após vencer por 1 a 0. Já o Santos, sem jogar, ficou virtualmente eliminado após o empate sem gols entre Boca Juniors e Barcelona, do Equador.

O empate era bom para os dois. O Barcelona se classificou, e o Boca, que poupou jogadores pensando na semifinal do Argentino (domingo, contra o Racing) só precisa vencer o fraco The Strongest na semana que vem para avançar na Libertadores. O time boliviano é horroroso. O Santos não tinha o direito de perder o jogo de terça, mesmo jogando na altitude. Agora, depende de um milagre: vencer em Guayaquil e torcer por um tropeço do Boca - que é muito, muito, muito improvável.

O Inter, por outro lado, jogou para vencer no Paraguai, ainda que o empate também fosse bom para os dois. Mas o Olimpia teve um jogador expulso no segundo tempo, o Inter aproveitou e está, na prática, classificado. Só cai fora se levar uma goleada histórica no Beira-Rio para o Always Ready, da Bolívia. Ou seja...

O Brasil tem, então, dois times garantidos na primeira posição (Atlético-MG e Palmeiras, que têm as melhores campanhas da fase de grupos até agora). Outros dois têm tudo para passar também em primeiro: Flamengo e Inter. O São Paulo já está classificado, mas entrará em segundo lugar.

O Santos está virtualmente fora e o Fluminense tem uma situação mais complicada. Pode ser primeiro, pode ficar fora. Vai depender do que fizer na Argentina contra o River e também do duelo colombiano do grupo (ver as possibilidades mais abaixo).

Na Copa Sul-Americana, o único brasileiro já garantido nas oitavas é o Grêmio, que tem a melhor campanha da competição e ontem meteu 6 no Aragua (já tinha feito 8 no jogo anterior). O Athlético-PR está praticamente dentro (confirma semana que vem), O Ceará, que ontem bateu o Bolívar, depende só de si para avançar. Bragantino e Atlético-GO ainda têm chances, mas não dependem das próprias forças. O Bahia está virtualmente eliminado e o Corinthians já caiu faz tempo.

O Brasil deve ter cinco ou seis nas oitavas da Libertadores, algo entre três e cinco nas oitavas da Sul-Americana. Assim está a situação dos grupos da competição principal:

GRUPO A

PALMEIRAS - já está classificado. Para ter a melhor campanha da fase de grupos, precisa vencer o Universitario na quinta-feira (possivelmente com time misto) e torcer por um tropeço (improvável) do Atlético-MG. O mais lógico é que acabe com a segunda melhor campanha, o que já garantiria decidir todos os confrontos de mata-mata em casa até a final em jogo único.

A segunda vaga já é do Defensa y Justicia. O Independiente del Valle deve ir à Sul-Americana - para isso, precisa de um resultado igual ou melhor que do Universitario.

GRUPO B

INTERNACIONAL - Com a vitória sofrida contra o Olimpia, no Paraguai, o Inter fica praticamente classificado. Pode perder por quatro gols de diferença no último jogo, em casa, contra o Always Ready, que está dentro. Uma vitória simples já deve garantir a primeira posição do grupo, pois a vantagem do Inter no saldo de gols é muito grande contra o Táchira, o outro time do grupo que soma 9 pontos.

Considerando, pois, que o Inter vai entrar e o Always Ready não, a segunda vaga ficará para o duelo direto entre Olimpia e Táchira. O time paraguaio precisa vencer por quatro gols de diferença para se classificar.

GRUPO C

SANTOS - O Peixe ficou virtualmente eliminado após a rodada desta semana. Para entrar, tem que vencer o já classificado Barcelona, no Equador, e torcer para o Boca Juniors não ganhar do fraquíssimo The Strongest, na Bombonera.

Ao Barcelona, basta um empate contra o Santos para ser primeiro do grupo. O Boca depende só de vitória sobre o The Strongest para avançar, na quarta. Se empatar, terá de secar o Santos. O time de Fernando Diniz deve acabar mesmo na Sul-Americana.

GRUPO D

FLUMINENSE - para se classificar, "basta" vencer o River Plate, em Buenos Aires, na terça (o que também daria o primeiro lugar no grupo). O pepino é que, se não vencer, deixa de depender dele mesmo. Precisaria torcer para o Junior Barranquilla não ganhar de um Santa Fé que já está sem chances até de Sul-Americana. São dois times colombianos e há rivalidade, mas o Junior é, de fato, melhor. O Flu poderia passar com um empate na Argentina e uma vitória por um gol de diferença do Junior, desde faça pelo menos o mesmo número de gols do time colombiano (exemplo: empate por 1 a 1 contra o River e vitória de 1 a 0 do Junior).

O River, adversário de terça, precisa de um empate para entrar e ser primeiro do grupo. Caso perca, também pode ser eliminado em caso de vitória do Junior. O time de Barranquilla depende de uma vitória por dois gols de diferença sobre o Santa Fé para passar de fase e não precisar fazer contas. Se vencer por um, teremos de ver saldo, gols feitos, etc. Se não vencer, jogará a Sul-Americana.

GRUPO E

SÃO PAULO - já está classificado, mas deve passar como segundo colocado. Para ser primeiro, precisa vencer o Sporting Cristal terça-feira e torcer por uma improvável derrota do Racing para o lanterna Rentistas, na Argentina. Depois da maratona no Paulista e às vésperas do Brasileiro, Crespo mandará time reserva a campo.

GRUPO F

No único grupo sem brasileiros, brilhou o ótimo time do Argentinos Juniors, que já se classificou em primeiro lugar. A outra vaga está aberta para todos. Na última rodada, o Argentinos vai ao Uruguai pegar o Nacional. Universidad Católica e Atlético Nacional jogam no Chile. Quem vencer este jogo entrará em segundo. Se houver empate, a Católica pode entrar, mas o Nacional uruguaio acabaria em segundo em caso de vitória na outra partida.

GRUPO G

FLAMENGO - O time de Rogério Ceni e o Vélez Sarsfield já estão classificados e se enfrentarão na quinta-feira, no Maracanã. Um empate deixa o Flamengo em primeiro, mas uma derrota inverte as posições. A vaga na Sul-Americana deve ficar com a LDU, que joga em casa contra o La Calera podendo perder por até dois gols de diferença.

GRUPO H

ATLÉTICO-MG - Já classificado em primeiro no grupo, o Galo pode garantir a melhor campanha da primeira fase se vencer em casa o fraco La Guaira, da Venezuela. O segundo lugar fica para o duelo direto entre Cerro Porteño e América de Cali, no Paraguai, com vantagem do empate para o Cerro.

TRANSMISSÕES:

Terça, 19h15 - River Plate x Fluminense (Fox Sports)
Terça, 21h30 - Atlético-MG x La Guaira (Fox Sports e SBT)
Terça, 21h30 - São Paulo x Sporting Cristal (Conmebol TV* e SBT)

Quarta, 19h - Inter x Always Ready (Conmebol TV*)
Quarta, 21h - Barcelona x Santos (Fox Sports)

Quinta, 19h - Palmeiras x Universitario (Facebook Watch)
Quinta, 21h - Flamengo x Vélez Sarsfield (Facebook Watch)

*estarei nos comentários das partidas de São Paulo e Inter na Conmebol TV.