Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Gomes: O Gre-Nal condena o Grêmio e também nos condena
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Qual lance do Gre-Nal 434 te chamou mais a atenção? O gol de Taison foi bacana. Mas a roladinha de Moisés para dentro do gramado, depois de sentir algum tipo de dor, é muito mais emblemática. O texto já estava pronto quando Patrick resolveu celebrar com a torcida do Inter segurando um caixão "condenando" o Grêmio à Série B.
O gesto de Patrick seria até engraçado, não vivêssemos em uma sociedade doente. O Gre-Nal condena, muito provavelmente, o Grêmio à Série B pela terceira vez em sua história. Mas condena também a todos nós. O jogo e o pós-jogo são um show de irracionalidade, de agressões, de falta de empatia e de espírito esportivo.
Não é legal o Patrick levantar caixão do Grêmio. Falta de empatia e de noção sobre o mundo em que está inserido. Mas é muito, muito, muito, MUITO mais grave alguns jogadores do Grêmio quererem agredi-lo por isso. Da gozação descabida para a agressão há um oceano.
O anti-jogo voltou a ser uma das marcas do clássico gaúcho, o que infelizmente tem virado regra. Marcelo de Lima Henrique fez uma grande arbitragem, dadas as dificuldades que os jogadores impõem dentro de campo. No primeiro tempo, parecia que ninguém queria jogar. Um cai-cai danado, reclamações, empurra daqui, empurra dali, treta o tempo todo.
A cultura do futebol brasileiro está definitivamente impregnada. Olhamos muitos para os árbitros, e temos que olhar mesmo, mas os jogadores são peça fundamental. Eles não ajudam em nada.
O jogo melhorou no segundo tempo só por causa do gol do Inter, que saiu no final do primeiro. O Grêmio precisou buscar o resultado e efetivamente criou apenas uma chance, em uma raspada de cabeça de Ferreirinha que quase enganou Lomba. Já o Inter teve vários contra ataques para definir a partida, mas não soube aproveitá-los.
No fim, os gols perdidos não fizeram falta. A vitória por 1 a 0 faz ter valido a pena poupar jogadores contra o São Paulo, na rodada anterior. O Inter está em sétimo, a três pontos do Corinthians e a quatro do Fortaleza. O mais provável é que até o sexto conseguirá vaga direta na Libertadores, a briga do Colorado está ali.
O Grêmio está condenado. Só se salvará por um milagre daqueles, vai ter que ganhar cinco ou seis dos nove jogos restantes, sendo que quase não tem confrontos diretos e enfrenta alguns dos ponteiros do campeonato. O possível rebaixamento do Grêmio não tem nada a ver com os dois anteriores e com as quedas de outros grandes. É um clube de orçamento grande, que paga em dia e com bons jogadores. Não dá para entender, mas já parece um fato consumado.
Mas no fim do Gre-Nal, a pergunta que fica é: o que é, hoje, nosso futebol? É isso aí? Estamos condenados a ver isso aí? Me parece pouco, para quem já teve tanto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.