Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Gomes: Inferno astral do Barcelona continua no sorteio da Liga Europa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Não bastasse a crise esportiva e financeira, a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez em 21 anos, o Barcelona carregou seu inferno astral para o sorteio da Liga Europa - o torneio secundário do continente, para o qual o Barça "caiu" depois do fracasso na Champions.
O Barcelona irá enfrentar o pior rival possível em fevereiro: o Napoli, que disputa o título italiano e está forte na temporada.
A Europa League terá uma fase prévia às oitavas de final, disputada em fevereiro. São oito confrontos que foram sorteados nesta segunda. Os oito vencedores serão sorteados novamente para enfrentar os oito clubes que já estão nas oitavas.
Até fevereiro, talvez o Barcelona já esteja bem modificado em relação ao time de hoje, que Xavi acaba de assumiu e que está em oitavo lugar no Campeonato Espanhol. A diretoria prepara uma "barca" de jogadores a serem dispensados ou negociados no mercado de inverno, em janeiro. O clube precisa de dinheiro e quer apostar em uma renovação no elenco, mantendo os jovens promissores e trazendo alguns veteranos mais baratos.
O exemplo é Daniel Alves. Um jogador que o clube entende que pode ajudar e que jogará por "salário mínimo" - quem paga Alves, na real, é o São Paulo. Daniel irá re-estrear no clube nesta terça, em um amistoso contra o Boca Juniors, e está liberado para disputar jogos oficiais a partir de 2022.
O problema é justamente se desfazer do elenco atual, que é muito caro em termos salariais e que não atrai a atenção do mercado europeu.
Se o Barça teve azar no sorteio da Europa League, os outros espanhóis tiveram sortes diferentes. O Sevilla, vice-líder na Espanha e maior campeão da competição europeia, teve um ótimo emparelhamento: vai enfrentar o Dínamo de Zagreb, da Croácia. Já o Bétis, terceiro colocado de La Liga, terá de encarar o Zenit St Petersburgo, de Claudinho, líder na Rússia. A Real Sociedad também enfrentará uma pedreira, o RB Leipzig, da Alemanha.
Outra força da Alemanha, o Borussia Dortmund, de Haaland, vai enfrentar o Rangers, da Escócia. O Porto, líder em Portugal, joga contra a Lazio. Outro italiano, a Atalanta, vai encarar o Olympiacos, da Grécia. O Sheriff Tiraspol, sensação da Champions League, jogará contra o Braga, do técnico Carlos Carvalhal - alvo do Flamengo.
Os oito vencedores destes duelos serão sorteados para jogar, em março, as oitavas de final contra os times que ganharam os grupos da fase anterior da Europa League: Lyon e Monaco, da França, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt, da Alemanha, West Ham (Inglaterra), Spartak Moscou (Rússia), Galatasaray (Turquia) e Estrela Vermelha (Sérvia).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.