Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cruzeiro supera paulistas e garante acesso à elite mais rápido da história

Felipe Machado, do Cruzeiro, comemora seu gol na partida contra o Vasco pela Série B do Brasileirão - GILSON JUNIO/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Felipe Machado, do Cruzeiro, comemora seu gol na partida contra o Vasco pela Série B do Brasileirão Imagem: GILSON JUNIO/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

21/09/2022 22h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a vitória sobre o Vasco, nesta quarta-feira, o Cruzeiro tornou-se o clube com acesso à Série A garantido com maior antecedência desde que a segunda divisão do futebol brasileiro adotou o atual formato - desde 2006, a Série B é disputada por 20 times, com pontos corridos e acesso aos quatro primeiros.

Nunca um time havia conquistado matematicamente a posição no G4 com sete rodadas de antecedência e ainda no mês de setembro. Três clubes paulistas haviam subido faltando seis rodadas para o fim do campeonato: o Corinthians de 2008, a Portuguesa de 2011, carinhosamente apelidada de Barcelusa, e o Palmeiras de 2013.

O Corinthians, então treinado por Mano Menezes, detém até hoje a melhor campanha da história da Série B. Somou 85 pontos, com 25 vitórias (recorde) e saldo positivo de 50 gols (também). Foi campeão com quatro rodadas de antecipação.

O Cruzeiro lidera o campeonato atual com 68 pontos e tem mais sete partidas a disputar, portanto seriam necessárias seis vitórias para superar a campanha alvinegra ou cinco vitórias e dois empates para igualar. Com 20 vitórias, o Cruzeiro tem a chance também de igualar ou superar o recorde do Corinthians. Com 15 pontos a mais que o vice-líder, Grêmio, pode também sonhar com o título mais "rápido" da história.

É quase impossível, no entanto, superar o melhor ataque da história da competição. Em 2011, a Barcelusa fez 82 gols, com uma média superior a 2 por partida. Aquele time da Portuguesa acabou a Série B com 81 pontos, 23 vitórias, +44 de saldo e o título com três rodadas de antecipação. É a segunda melhor campanha da história, mas possivelmente será superada pela da Raposa.

Após a vitória sobre o Vasco, nesta quarta-feira, o Cruzeiro chegou a 44 gols marcados e +28 de saldo. É na defesa que está a grande fortaleza do time comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano. São apenas 16 gols sofridos em 31 partidas, uma marca impressionante. A melhor defesa da história da Série B foi a da Chapecoense, campeã em 2020 com 21 gols sofridos.