Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É difícil Dani Alves ir à Copa. O que você faria com as 6 vagas abertas?

29/09/2022 17h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Podemos discutir o modelo de jogo, a distribuição por posições, alguns nomes, o que quisermos. Mas quero abrir aqui com vocês um debate que vale à pena, não um utópico. Nas minhas contas, Tite tem na cabeça dele 20 nomes já definidos para a convocação final da Copa do Mundo, que será anunciada em 7 de novembro. Faltam, portanto, 6 definições.

Vamos lá. Estarão na Copa, salvo lesão: Alisson, Éderson e Weverton. Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Militão e Alex Sandro. Casemiro, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Paquetá e Neymar. Raphinha, Antony, Richarlison, Gabriel Jesus, Pedro e Vinícius Jr. 

Onde estão as seis dúvidas?

Na defesa, são três. Um quarto zagueiro e os laterais reservas. Hoje, o clube mexicano de Daniel Alves disse que ele tem uma lesão. Tite gostaria de ter a experiência de Dani na Copa, um cara vencedor e que, já com idade, foi importante na Copa América de 2019. Mas sabe que não dá para levar um jogador que não poderá ir a campo, caso aconteça algo com o titular. Se Daniel é tão importante assim, leve como assistente técnico!

Sem Daniel Alves, a probabilidade é de levar um zagueiro a mais. Então são dois zagueiros e um lateral esquerdo como posições abertas. Na esquerda, claramente Alex Telles está em vantagem em relação a Renan Lodi. Quanto à zaga, creio que Tite irá de Bremer e Gabriel Magalhães. Mas há outros nomes na disputa, são vagas bem abertas.

No meio e ataque, sobram mais três vagas. E os candidatos, a priori, são: Douglas Luiz, Gérson, Philippe Coutinho, Éverton Ribeiro, Firmino, Matheus Cunha e Rodrygo.

Estou colocando os "volantes" como candidatos aí por minha própria conta e risco. Sinceramente, já tem atacante demais na seleção e estão faltando jogadores no meio. Tite está preparadíssimo para furar uma retranca ou para buscar um resultado adverso. Mas não seria bom ter mais nomes para defender resultado também? 

Eu acho que os três escolhidos por ele serão Coutinho, Éverton Ribeiro e Rodrygo. Mas eu levaria Gérson, por ser um jogador capaz de suprir a eventual ausência de Paquetá, inclusive com o mesmo tipo de versatilidade, um cara capaz de atuar em várias posições. Aliás, está jogando muito no Marselha. Mas acho muito difícil que ele esteja na lista de Tite, nunca caiu no gosto. 

E vocês, levariam quem para as três vagas remanescentes no meio e no ataque?