Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Temporada do Barcelona fica por um fio após arbitragem desastrosa em Milão
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Foi um daqueles jogos não tão raros nos dias de hoje. Um time propõe jogo, domina, tem a posse de bola, mas não consegue fazer o gol, leva um e sai de campo derrotado. Seria normal, não fosse tão dramático para o Barcelona.
Depois de alavancar dinheiro na pré-temporada, vendendo por antecipação o que tem e o que não tem para formar um time vencedor, o Barça simplesmente não pode se dar ao luxo de ser eliminado de novo na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. A vida está por um fio, no entanto, após a derrota por 1 a 0 para a Inter, nesta terça, em Milão.
O Barcelona precisa ir longe na Champions e precisa disputar o título espanhol com o Real Madrid até o fim, colocando 100 mil pessoas por jogo no Camp Nou, para tentar deixar as contas mais ou menos em situação decente para os próximos anos.
O que acontece com a derrota? O Bayern de Munique lidera o "grupo da morte" com 9 pontos, a Inter chega a 6 e o Barcelona fica com 3. Teoricamente, todos eles voltarão a bater o Viktoria Pilsen nos três jogos do returno. Na semana que vem, o Barça recebe a Inter. Se não vencer, estará virtualmente eliminado, pois terá de fazer quatro pontos a mais que a Inter, que, repito, terá um jogo contra o fraco time tcheco. O Barcelona só sobreviverá na Champions se vencer a Inter de Milão na quarta e, então, ficará para as últimas rodadas a decisão da outra vaga do grupo.
Situação dramática à parte, não é possível falar da derrota de hoje sem citar a arbitragem desastrosa do sérvio Slavko Vincic. No segundo tempo, o Barcelona teve um gol de Pedri anulado por um toque da bola na mão de Ansu Fati na mesma jogada. A bola raspa, de fato, mas não desvia a trajetória. É uma jogada polêmica, acho aceitável qualquer marcação.
Porém, na reta final, teve uma mão na bola na área, por parte de e Dumfries, muito mais evidente que o lance anterior. Beira o inacreditável que o pênalti não tenha sido marcado. Faltou critério à arbitragem de campo e ao VAR, e o Barcelona foi, de fato, prejudicado.
Os 72% de posse de bola do Barcelona geraram 13 escanteios, mas somente 7 finalizações, o que é evidentemente pouco. A Inter contra atacou com perigo nos dois tempos, fez o plano de jogo funcionar. O gol saiu no primeiro tempo, após um belo chute de Çalhanoğlu - Busquets chegou atrasado para bloquear.
Algumas decisões de Xavi podem ser contestadas, faltou agressividade ao Barça perto da área. Mas a arbitragem escandalosa é que, essencialmente, deixa a temporada europeia do Barcelona pendurada. Não só a temporada, como o futuro do clube - que não quer e, por estatuto, nem pode virar SAF.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.