Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Palmeiras é uma máquina, Flamengo deu sorte de não enfrentar nas Copas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Qual foi o grande time do ano no futebol brasileiro? Palmeiras ou Flamengo? Um ganhou o Brasileirão, o outro ganhou as Copas. O torcedor palmeirense dirá que o time foi prejudicado por arbitragens e, por isso, não pôde repetir, contra o Flamengo, o mesmo desfecho da final da Libertadores do ano passado. Já o torcedor flamenguista dirá que o time não disputou "à vera" o Brasileirão, pois mandou time reserva a campo na maior parte do torneio.
O recorte dos últimos cinco anos do futebol brasileiro mostra um equilíbrio inacreditável entre as duas potências do país no momento. Não à toa, vemos o surgimento de uma rivalidade nacional, a primeira de verdade, que vai além de um ou outro confronto. Teve um ou outro torcedor palmeirense torcendo pelo Corinthians na final da Copa do Brasil (por ser contra o Flamengo), o que dá a dimensão destes novos tempos.
Em 2020, naquela temporada encerrada em 2021 e marcada pela pandemia, foi o contrário. O Flamengo ganhou o Brasileirão, o Palmeiras ganhou as Copas. Mas foi um ano em que nenhum deles brilhou. Ganharam, alegraram os torcedores, mas não eram times espetaculares, muito longe disso. Agora, não. Tanto um quanto outro jogaram muita bola ao longo da temporada e deixaram clara a superioridade sobre o resto da turma.
Costuma dizer (e mantenho) que o Flamengo tem um elenco melhor do que o Palmeiras. Se pegarmos os jogadores individualmente, as soluções de banco, capacidade técnica, etc, veremos que o Fla tem mais qualidade. Mas, coletivamente, não há como comparar: o Palmeiras é muito superior. Deve ser dado o desconto a Dorival, que pegou uma bucha de canhão e entrega dois títulos em meio a este calendário insano. Mas o trabalho de Abel Ferreira é dos melhores que já vimos em muitas décadas no futebol brasileiro.
O Palmeiras é uma máquina de jogar futebol, gostem ou não do estilo. E acho até difícil determinar um estilo exato. Eram justas algumas críticas ao Palmeiras de Abel, muito defensivo em muitos momentos, mas estas análises ficaram para trás depois de vermos o que o Palmeiras fez no Brasileirão - dando prioridade ao campeonato e ganhando tempo de treino devido a algumas boas decisões no início da temporada e a algumas eliminações nas Copas no decorrer dela.
É um time que sabe massacrar e golear, como fez contra o Fortaleza ontem à noite no jogo do título, que sabe ter a bola, que sabe se defender, que sabe contra atacar, que sabe amarrar o jogo. O Palmeiras tem muitas facetas, tem muitas mais dimensões do que o Flamengo quando se trata de atuar e tentar ganhar de modos diferentes.
O Flamengo teve sorte de não precisar enfrentar este Palmeiras nas Copas. As classificações do Athletico, na Libertadores, e do São Paulo, na Copa do Brasil, foram muito mais acidentais do que outra coisa. Há contestações justas de arbitragem nos dois confrontos e houve lances que se encaixam perfeitamente naquela coisa mágica do futebol, a imprevisibilidade (Veiga perdendo pênaltis, etc).
O Palmeiras teria vencido o Flamengo? Absolutamente impossível de dizer. Se por um lado houve o triunfo verde na Libertadores de 21, por outro o Flamengo tem levado vantagem na maioria dos duelos diretos entre eles por diversos campeonatos. O Flamengo poderia, sim, ter batido o Palmeiras nas duas Copas. Mas nunca saberemos. O que sim, sabemos, é que foi muito melhor pegar Athletico e São Paulo do que a máquina azeitada de Abel.
O Brasileirão é um torneio mais difícil de vencer do que as Copas. Acho que, por um pelinho de diferença, eu escolheria o Palmeiras como o time do ano de 2022 no Brasil. Mas acho que o Flamengo titular joga uma bola que ninguém joga e mostrou isso com uma campanha quase perfeita e contundente na Libertadores - nem tanto na Copa do Brasil.
Quem foi melhor neste ano? O Palmeiras ganharia o Brasileirão, tivesse o Flamengo jogado com titulares aquela partida entre eles no Allianz e algumas outras? O Flamengo ganharia as duas Copas, tivesse precisado passar pelo Palmeiras no caminho? Conclamo os torcedores, especialmente aqueles que não são de nenhum destes dois clubes, a responderem aqui nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.