Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

PSG paga o preço e volta a ter pedreira nas oitavas da Champions

                                 Neymar respondeu uma influenciadora de finanças no Twitter                              -                                 FRANCK FIFE / AFP
Neymar respondeu uma influenciadora de finanças no Twitter Imagem: FRANCK FIFE / AFP

07/11/2022 08h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Duas das últimas três finais da Liga dos Campeões da Europa serão reeditadas logo nas oitavas de final do torneio. A última decisão, entre Real Madrid e Liverpool, e a final de 2020 (na bolha de Lisboa), entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain.

São os dois jogos enormes que o sorteio gerou, nesta segunda pela manhã. Nestes primeiros meses da temporada, Real Madrid e PSG mostraram mais estabilidade do que seus rivais de oitavas de final. O que isso quer dizer? Absolutamente nada. Há uma Copa do Mundo entre o sorteio e o início efetivo do mata-mata, marcado para o meio de fevereiro.

Desde a chegada de Neymar e Mbappé a Paris, no início da temporada 17/18, o clube não tem dado muita sorte nestes chaveamentos. No único ano em que teve um caminho "fácil", 2020, o PSG chegou até a final (passou por Dortmund, Atalanta e Leipzig no caminho).

Em 18, caiu para o Real Madrid nas oitavas. Em 19, para o Manchester United, na mesma fase. Em 21, passou pelo Barcelona nas oitavas e pelo Bayern nas quartas, mas sucumbiu diante do Manchester City nas semifinais. E, em 22, novo duelo duro nas oitavas e nova eliminação para o Real Madrid. Contando os anos anteriores às chegadas dos dois astros, o PSG foi eliminado nas oitavas de final em cinco das últimas sete Champions. E agora terá pela frente um Bayern sedento por vingança, após a derrota diante dos parisienses um ano e meio atrás.

Apesar da grande temporada que faz até agora, o PSG bobeou na fase de grupos da Champions e não conseguiu vencer as partidas que fez contra o Benfica. Como estarão o clima e o nível de motivação de Neymar, Mbappé e Messi após a Copa do Mundo?

O sorteio da Champions acabou agradando especialmente os times da Itália e de Portugal. Não tem moleza, mas é claro que há uma escala de forças entre os clubes vivos no torneio.

Napoli e Benfica, sensações da fase de grupos, receberam o "prêmio" no sorteio e enfrentarão, respectivamente, Eintracht Frankfurt e Brugge, possivelmente as duas equipes mais fracas entre as remanescentes no torneio.

Futebol é futebol, mata-mata é mata-mata, mas Napoli e Benfica são muito favoritos em seus confrontos. Principalmente pela bola redondinha que vêm jogando - a ver se seguirão assim daqui a três meses. O Manchester City, de Guardiola, também se deu bem no sorteio e jogará contra o RB Leipzig, que não deve representar problemas.

Além dos três confrontos citados, com favoritos claros, e dos dois superclássicos, as oitavas de final terão outros três duelos bem equilibrados. O Milan volta a um mata-mata e terá pela frente o Tottenham, de Conte; a Inter de Milão, que eliminou o Barcelona na fase de grupos, jogará contra o bom time do Porto; e o Chelsea é ligeiro favorito contra o Borussia Dortmund.

Os jogos de ida das oitavas de final serão disputados nos dias 14 e 15 de fevereiro do ano que vem.

RB Leipzig (ALE) x Manchester City (ING)
Brugge (BEL) x Benfica (POR)
Liverpool (ING) x Real Madrid (ESP)
Milan (ITA) x Tottenham (ING)
Eintracht Frankfurt (ALE) x Napoli (ITA)
Borussia Dortmund (ALE) x Chelsea (ING)
Inter de Milão (ITA) x Porto (POR)
Paris Saint-Germain (FRA) x Bayern de Munique (ALE)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL