Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tite leva Daniel Alves para a Copa. Terá coragem de colocar para jogar?

Tite comanda a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022                              - LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Tite comanda a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 Imagem: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

07/11/2022 13h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A lista de convocados para a Copa do Mundo tem só uma surpresa, a presença de Gabriel Martinelli, do Arsenal. Eu esperava que Roberto Firmino estivesse ali, até por ser uma espécie de atacante que atua como meia. Surpresa à parte, havia só uma dúvida: se Daniel Alves seria chamado ou não - caso não fosse, quem seria o quinto zagueiro. Tite acabou escolhendo levar o veterano.

Eu, como a maioria, discordo da convocação de Daniel Alves. Se ele era tão importante assim para o elenco, que levasse como auxiliar técnico, convidado, olheiro, sei lá. A questão é: se Danilo tiver algum problema, Tite terá coragem de colocar Daniel Alves para jogar? Duvido muito.

O Brasil vive carência de laterais dos dois lados. O jogo mudou muito, hoje em dia não basta a um lateral saber fazer o corredor, chegar ao ataque e cruzar bolas. Historicamente, o Brasil sempre teve laterais deste perfil. Hoje, defender e construir passaram a ser atributos vitais e nossa escola ficou um pouquinho para trás. Tite definiu um jeito de jogar, com atacantes abertos pelas pontas e laterais mais defensores/construtores. Resultado: faltou material humano.

Acho que a presença de Daniel joga um pouquinho no lixo muitas das coisas que Tite falou ao longo do ciclo. Meritocracia, nível de competitividade, aspecto físico, estar ponto para jogar... Tudo isso vai para o vinagre com a convocação do jogador do Pumas. Em outras palavras, uma forçação de barras daquelas. Fiquei decepcionado.

O que eu não gosto da convocação: atacantes demais, meio-campistas de menos. Antony, Martinelli, Rodrygo, será que essa turma toda vai jogar? Fica claro para mim que Philippe Coutinho estaria na lista, não fosse a lesão. Firmino teria sentido por ser um 9 que é 10, um 10 que é 9. Eu queria mesmo um jogador a mais no estilo "polivalente", alguém como Gérson. É fácil fácil você perder volantes e meias durante a Copa, ou então um ou outro não estar bem no torneio. Se perde Casemiro e Fabinho, por exemplo, faz o quê? Improvisa?

Com 26 jogadores para serem convocados, acho que há poucos meias e muitos atacantes. Apenas uma opinião, é claro.