Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Barcelona 'mata' La Liga em clássico que escancara crise extra-campo

Sergi Roberto vibra com o gol do Barcelona diante do Real Madrid - JOSEP LAGO/AFP
Sergi Roberto vibra com o gol do Barcelona diante do Real Madrid Imagem: JOSEP LAGO/AFP

19/03/2023 19h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram alguns centímetros apenas que separaram o Real Madrid da vitória no Camp Nou, neste domingo. O ombro de Asensio deixou o atacante do Real em um impedimento de VAR - nos velhos tempos, seria a famosa "mesma linha". O Real não fez lá, tomou cá. Aos 46min do segundo tempo, um contra ataque do Barcelona acabou no gol de Kessié. Com o 2 a 1, o Barça abre 12 pontos de vantagem no Campeonato Espanhol e "mata" La Liga.

Centímetros para lá, centímetros para cá. Depois de vencer o Real Madrid pela Supercopa e pela Copa do Rei (no Bernabéu), o Barcelona ganha mais uma - a terceira só neste ano, que mal começou. Os gigantes ainda se enfrentarão no Camp Nou no dia 5 de abril, pela volta da semi da Copa do Rei.

O Barcelona fez mais uma temporada ridícula na Europa, com eliminação na fase de grupos da Champions League e eliminação também no mata-mata da Europa League. Mas agora parece estar muito, muito perto de reconquistar o domínio doméstico com estilo, com uma chance real de "doblete". A Liga está controladíssima e, na Copa, a vantagem é toda catalã.

Foi um bom jogo no Camp Nou, em que o Barcelona foi superior no primeiro tempo e, o Real, no segundo. Courtois já havia feito boas defesas quando o Real "achou" o 1 a 0 - Vini Jr avançou pela esquerda, cruzou e Araújo cabeceou para a própria meta. Sergi Roberto fez justiça com o gol de empate no finalzinho do primeiro tempo. Na etapa final, principalmente após a entrada de Rodrygo, o Real Madrid passou a mandar na partida. Até mereceu a vitória, que não veio pelo impedimento milimétrico de Asensio.

As vitórias sobre o Real Madrid e o título salvam o trabalho de Xavi, que foi marcado por altos e baixos. Este Barcelona está longe de ser um time consistente ou encantador.

Fora de campo, pela primeira vez desde sabe-se lá quando, as diretorias não almoçaram juntas - uma tradição em dias de clássico. E Florentino Pérez, mandatário do Real Madrid, não compareceu à tribuna do Camp Nou. Os clubes, que estavam juntos na empreitada da Superliga europeia, romperam diante dos escândalos de arbitragem que vêm à superfície. Nem mesmo em épocas de bastante fricção entre os clubes isso aconteceu.

Basicamente, está sendo revelado um esquema de pagamentos do Barcelona a um ex-árbitro que era parte da comissão de arbitragem. Até onde irão chegar as denúncias e as provas, não sabemos. Mas o Barcelona é, hoje, persona non grata na Liga que ele conquistará daqui a um mês e pouco.