Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vítor Pereira, o campeão de perder títulos, não entendeu nada

09/04/2023 20h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vítor Pereira enganou muita gente, inclusive a este escriba, no ano passado. O Corinthians melhorou, é inegável, ao longo da temporada. E fez uma final competitiva contra o Flamengo na Copa do Brasil. Mas isso não quer dizer que o cara seja isso tudo. Enganou Marcos Braz com força - um que gosta de ser enganado, já sabemos. A real é que vemos perfeitamente, por estes três meses de VP no Flamengo, que este não entendeu nada sobre o futebol brasileiro.

É o oposto de Abel Ferreira, que captou tudo instantaneamente e, por isso, não para de ganhar títulos com o Palmeiras. O futebol brasileiro não é mesmo para qualquer um, é uma profusão de times grandes, de torcidas grandes, de campeonatos pouco importantes que viram prioridade total ou de campeonatos mais importantes que são deixados de lado. São jogadores que vêm de realidades diferentes e que têm pesos diferentes.

Eu sei que muita gente não gosta da coisa de "técnico amigão". Eu também não, se for só isso. Mas se o técnico entende de futebol, de personalidades, sabe trabalhar com equipe técnica grande e atual e, além do mais, tem o perfil "amigão", que mal tem?

VP é um técnico puramente... técnico. Jogadores não são máquinas ou bonecos à disposição de suas visões de futebol. O cara pegou um Flamengo pronto e conseguiu desmanchar de maneira estonteante. Deu papelão no Mundial, perdeu Supercopa, perdeu Recopa, perdeu Carioca e perdeu o rumo.

É claro que não bastaria demiti-lo. O Flamengo deveria se livrar de quem se acha muito conhecedor, que se acha mais realista que o rei - junto com VP. É capaz que estes mesmos queiram mantê-lo, para não dar o braço a torcer. Mas duvido. O fato é que o clima vai ficar muito pesado. VP meio que matou a relação com Gabriel Barbosa e está sendo trucidado pela torcida, na arquibancada e no mundo digital.

A discussão agora é quem vem para o lugar dele. VP no Brasil? Creio que não veremos mais.