Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Real Madrid de Ancelotti cede chances e espaços, mas faz Vini Jr brilhar

É inegável. O Vinícius Júnior que vimos com a camisa da seleção brasileira nos jogos contra Venezuela e Uruguai parece um sósia sem graça. O Vini de verdade é o que joga com a camisa do Real Madrid. Nesta terça, o Real fez 2 a 1 no Braga, fora de casa, pela Liga dos Campeões da Europa. Foram duas assistências do brasileiro.

O Vini "de verdade"? Ou o Vini "que queremos"? Ou o Vini "de Ancelotti"?

O Real Madrid joga de um jeito completamente diferente da incipiente seleção brasileira de Fernando Diniz - e também da "treinada à exaustão" antiga seleção de Tite. Vinícius não funcionou nem em uma (até agora) nem em outra. Com Ancelotti, funciona. Funcionava jogando completamente aberto e posicionado na ponta esquerda e funciona formando uma dupla com Rodrygo, um tico mais centralizado, com Bellingham vindo por trás deles (que era como Neymar deveria jogar na seleção, caso não se machucasse).

O que acontece? Por que dá certo? Possivelmente, a razão seja o estilo de jogo coletivo do time. O Real Madrid venceu o Braga, mas correu muitos riscos de sofrer o empate, foi sufocado no fim. Em vários jogos, isso acontece. O Madrid de Ancelotti ganhou uma Champions e ganhou uma edição de La Liga. Perdeu uma de cada também. Eu não vejo o Real Madrid de Ancelotti como um time seguro, absolutamente confiável. Mas sim, ele encontrou maneiras de ganhar jogos. E, muitos deles, em função de Vinícius Jr.

Ancelotti nunca foi um técnico de uma cara só. Só contra ataca, só se defende ou só é protagonista. Não. Ancelotti é um técnico que gosta de alternar e deixar muitas coisas serem resolvidas pelos jogadores no campo. Acho que isso poderia ser bom no universo de seleções. No universo de clubes, notem, o italiano se notabilizou muito mais por títulos de mata-mata do que de pontos corridos.

É um debate interessante. O jeito de jogar do Real Madrid, dando a bola em vários momentos e ganhando campo para contra atacar, ajuda Vinícius. Qual deve ser o jeito de jogar da seleção brasileira? Deve ser de uma maneira a ajudar Vinícius ou o jogador que precisa se adequar?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes