Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fluminense tem meia semana para reencontrar o futebol e o foco perdidos

Desde que começou o confronto contra o Internacional, pela semifinal da Libertadores da América, o Fluminense ganhou uma partida, empatou outra e perdeu cinco no Campeonato Brasileiro. Tomou 15 gols, mais de 2 por jogo. Consequência? Os quatro pontos de distância do G6 podem ser sete, pois o Flu tem um jogo a mais que a concorrência. O G4 parece ter virado missão impossível. E a competição está no fim.

Ou seja, ou o Fluminense ganha a Libertadores ou provavelmente não jogará a Libertadores do ano que vem. Esse é o tamanho do "all in" que virou o jogo de sábado, contra o Boca Juniors, no Maracanã.

Eu considero que a temporada do Flu foi magnífica. Campeão carioca em cima do Flamengo, com direito a goleada na final, protagonismo durante o ano todo no futebol brasileiro, vitórias épicas na Libertadores, grandes atuações pelo Brasileirão e o compartilhamento do técnico com a seleção brasileira - que, convenhamos, é muito mais motivo de orgulho do que preocupação, ficou claro que Fernando Diniz nunca deixou o Flu de lado neste período.

Mas também sabemos como o resultado é o pai do futebol. Se for campeão da Libertadores, tudo terá valido à pena. Se perder, o Flu sobrará com quase nada em mãos e sofrerá uma chuva de críticas. O Brasileiro não poderia ter escapado da maneira como escapou. Fica claro como o calendário é cruel e fica claro também como os clubes vão abrindo mão de tudo por um objetivo único e os jogadores de futebol acompanham o ritmo sem pestanejar, sem fazer nada para que as coisas sejam diferentes. A coisa mais fácil de se ver no futebol brasileiro é jogador "desmotivado" ou "desconcentrado".

No caso do Flu, ficou nítida a desconcentração ao longo de todo o mês de outubro, após a vitória no Beira-Rio. Foram todos os jogos ruins? Não. O Fluminense não mereceu perder vários deles, inclusive contra o Bahia, mas a bola pune a falta de foco defensivo.

O que esse outubro tenebroso quer dizer pensando no sábado? Bom, não é. Em 5 minutos mal jogados, entrarão as dúvidas e a ansiedade. Mas, com 5 minutos de boa atuação no Maracanã, tudo ficará para trás e a final se transforma em uma partida totalmente alheia a tudo isso o que aconteceu. Motivação não vai faltar, concentração não pode faltar.

O Flu tem meia semana para se reencontrar antes do jogo mais importante de sua história.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes