Dorival mantém base, e ausência de Casemiro marca transição de gerações
Dorival Júnior diz que o fator técnico prevaleceu e não levou em conta a continuidade do Brasileirão ao longo da Copa América, mas o fato é que o treinador ajudou os clubes ao chamar somente dois jogadores que atuam no futebol nacional na convocação desta sexta: Bento, do Athletico, e Guilherme Arana, do Atlético-MG. É claro que ainda há a possibilidade de cortes e que venham novos jogadores - a lista definitiva para a competição será entregue em 12 de junho.
Bento tem substituto natural no Athletico, o bom Léo Linck. Já Arana fará mais falta ao Galo. Em relação à primeira lista de Dorival, alguns jogadores que atuam no futebol brasileiro e foram chamados para enfrentar Inglaterra e Espanha acabaram ficando de fora (para alívio das torcidas): Rafael (São Paulo), Murilo (Palmeiras), Ayrton Lucas e Fabrício Bruno (Flamengo), André (Fluminense) e Pablo Maia (São Paulo). Importante notar que os últimos dois citados estão machucados no momento, então a decisão é médica também.
A volta de Alisson para o gol é natural. É justo que Arana seja chamado para o lugar de Ayrton Lucas. Normal também que Militão volte, já que é um jogador com projeção até de titularidade na Copa do Mundo de 26. O meio de campo é formado por cinco jogadores jovens de Premier League, uma tendência que já ficava clara nos amistosos de março.
Aqui, chama a atenção a ausência de Casemiro. O volante do Manchester United, que tem até atuado como zagueiro e não fez, de fato, uma grande temporada, é um dos líderes da seleção brasileira nos últimos anos. Já ficaram pelo caminho Thiago Silva e Daniel Alves, Neymar está machucado e só haviam sobrado Danilo, Casemiro e Marquinhos. É relevante a ausência de Casemiro da Copa América, uma não-convocação que mostra, está claro, uma tendência. Importante ressaltar que Dorival havia conversado com Casemiro em Manchester e ele havia sido chamado para os amistosos de março, mas foi cortado por lesão. Agora, não está machucado. Foi opção do técnico, que elogiou Casemiro na coletiva e disse que ele não está descartado para o futuro. Mas fica claro o corte de um laço com o passado recente da seleção.
Classificação e jogos
No ataque, chamam a atenção os nomes de Savinho, do Girona, e Evanílson, do Porto. Aqui, sinceramente, acho que Dorival cometeu uma injustiça com Paulinho, do Atlético-MG. Curioso que não tenha sido chamado Pedro e nem algum outro jogador do Flamengo, considerando que o técnico foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil de 2022 com boa parte deste elenco. Richarlison ficou de fora por lesão, como explicou Dorival Jr.
CONVOCADOS:
Goleiros: Alisson, Bento e Ederson
Laterais: Danilo, Yan Couto, Guilherme Arana e Wendell
Zagueiros: Beraldo, Militão, Gabriel Magalhães e Marquinhos
Meio-campistas: Andreas Pereira, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, João Gomes, Lucas Paquetá
Atacantes: Endrick, Evanílson, Gabriel Martinelli, Raphinha, Rodrygo, Savinho e Vinícius Jr
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.