Croácia é atropelada na Euro. É impossível não lembrar de 2022 e se irritar
A Espanha passeou contra a Croácia, na estreia das duas seleções na Eurocopa-2024. A Espanha também começou voando a Copa do Mundo (7 a 0 na Costa Rica), para depois cair nas oitavas de final. Ou seja, não precisamos pegar essa vitória impactante deste sábado, 3 a 0, e transformar em favoritismo para a Espanha.
É uma seleção jovem, com talento, mas que tem seus pontos fracos. É um candidata, mas não uma das principais candidatas.
O que não dá é para não pensar naquele jogo de 9 de dezembro de 2022, no Qatar. Porque ali, um ano e meio atrás, a Croácia já tinha muitos dos problemas similares que têm hoje. Sobram meio-campistas bons, faltam defensores e, principalmente, atacantes. A Croácia já foi muito melhor do que é hoje, e esse processo já estava em curso um ano e meio atrás.
Depois de vencer o Brasil nos pênaltis, a Croácia fez alguns jogos importantes. Levou uma piaba da Argentina na semifinal da Copa, depois venceu a Holanda na prorrogação na Nations League, empatou e caiu nos pênaltis contra a própria Espanha, na final da Nations, perdeu em casa para a Turquia, em um jogo de eliminatórias, e agora apanhou feio da Espanha na estreia na Euro.
Classificação e jogos
A Croácia é um time médio, cujo melhor jogador, Luka Modric, não pode mais atuar por 90 minutos. A seleção de Tite tinha apenas uma missão naquele jogo de ano e meio atrás: tirar a bola da circulação do meio-de-campo croata. Não cumpriu. Hoje, a Espanha começou sufocando a Croácia mas, lá pelos 20 minutos, os croatas conseguiram assentar em campo e trocar passes. O que fez a Espanha? Acelerou o jogo na reconquista da bola para não deixar a Croácia se sentir confortável.
Fez logo dois gols, depois Carvajal matou com o 3 a 0 já no primeiro tempo. Na etapa final, com o jogo decidido, a Croácia atacou, perdeu um pênalti, foi até melhor. Mas o jogo já havia terminado. A Croácia não é seleção de futuro nem presente. É do passado. Lembrar daquela derrota do Brasil de Tite é muito irritante.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.