Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Itália mereceu se classificar, mas Modric não merecia um fim assim

A Itália se classificou para as oitavas de final da Euro de forma dramática, com um gol aos 53min do segundo tempo. Empatou com a Croácia por 1 a 1 e entrou como segundo lugar no "grupo da morte". Quem possivelmente morrerá será a Croácia, de Modric. Um dos melhores meio-campistas do século, Modric foi de vilão a herói. Perdeu um pênalti, mas um minuto depois fez o gol que daria a vaga aos croatas.

A Itália mereceu o empate contra a Croácia. Jogou bem melhor no primeiro tempo, criou muitas chances de gol e era a melhor seleção em campo até levar o gol de Modric, já no segundo tempo. Depois de levar o gol, a Itália foi atrás do empate, mas de forma comedida. Porque, se perdesse por um gol de diferença, a Itália ainda estaria virtualmente classificada como terceira colocada. Mas, se perdesse por dois, as coisas ficariam mais complicadas. Não sei se os jogadores sabiam disso, mas parecia que sim. A Itália buscava o empate, mas não de forma desesperada. No finalzinho, veio o prêmio e o bilhete para enfrentar a Suíça nas oitavas de final.

A Croácia vai embora da Euro levando gols no fim da Albânia e da Itália. Toda a sorte que teve na Copa do Mundo do Qatar faltou na Euro alemã de 2024.

As chances da Croácia passar com 2 pontos e saldo de menos três gols são minúsculas. Precisa que a Dinamarca vença a Sérvia ou que a Sérvia ganhe da Dinamarca por três ou mais gols de diferença; que a Inglaterra vença a Eslovênia por três ou mais gols de diferença; que Portugal vença a Geórgia; e que a Turquia vença a Tchéquia. Qualquer empate nos jogos restantes dos grupos C e F eliminará a Croácia.

É curioso como a Croácia não conseguiu fazer nada nas Eurocopas na era Modric, muito diferente do sucesso em Copas do Mundo (uma final e uma semifinal). E é uma tristeza que Modric se despeça das Euros dessa maneira. Um jogador classudo, clássico, que o Brasil não tem há sei lá quanto tempo - tivemos aos montes no passado. Que falta faz no futebol de hoje em dia um meia como Modric, um jogador que saiba atuar em todas as partes do campo e anteveja os lances no campo.

A Itália fechou a página do jogador croata mais importante da história.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes