Premier League: Só a perfeição evitará pentacampeonato do Manchester City
O belga Trossard dispara em velocidade, era o contra ataque que o Arsenal precisava. O jogo daquele 31 de março foi dominado pelo Manchester City, que precisava vencer o duelo direto em casa. Mas a grande chance caiu nos pés de Trossard, que... perdeu o gol! Seria, sem dúvida, o gol da conquista do Arsenal. O empate ainda deixou os Gunners na frente na tabela, mas sem margem de erro. Erro que veio na derrota em casa para o Aston Villa, duas semanas depois. A liderança foi para o colo do City, que nunca mais olhou para trás.
São quatro títulos consecutivos de Premier League para o City, seis em sete anos. Destes, três conquistados na última rodada, com séries incríveis de vitórias nas retas finais. O fato é que somente a perfeição pode derrubar Guardiola do trono. O Arsenal, duas vezes seguidas vice-campeão, teve grandes resultados contra os times de cima da tabela na temporada passada, mas faltou.... a perfeição.
Começar o Campeonato Inglês com tudo parece ser o fator mais importante para quem quiser evitar o pentacampeonato do time de Abu Dhabi. Foi o que o Liverpool fez em 2019. A tabela é complicada para o Arsenal, principal candidato a derrubar os Citizens. Nas cinco primeiras partidas, os Gunners terão de sair para enfrentar o Aston Villa, o Tottenham e o próprio City, em duelo marcado para o dia 22 de setembro. Da dificuldade, pode vir a oportunidade de começar com tudo e buscar um título que não é conquistado pelo time londrino desde 2004. O zagueiro italiano Calafiori, do Bologna, é a única contratação de relevância para a equipe de Mikel Arteta e do diretor Edu Gaspar.
De todas as maneiras, é de se esperar que, pelo terceiro ano seguido, City e Arsenal protagonizem a disputa principal pelo título. O City perdeu Julián Álvarez, mas resgatou Savinho após a ótima temporada no Girona. É verdade que De Bruyne está um ano mais velho, mas estão lá Haaland, Rodri, Foden... tem talento suficiente para fazer do time de Guardiola o campeão novamente.
Classificação e jogos
O Liverpool não fez grandes contratações e tem a mesma base, mas a mudança fundamental está no banco de reservas: Klopp se foi. Não é pouca coisa. O novo técnico, o ilustre desconhecido holandês Slot, gosta de um futebol diferente, de mais posse de bola e liberdade para os meio-campistas. Geralmente, essas coisas levam tempo. Acho difícil imaginar um Liverpool brigando pelo título - se conseguir vaga na Champions League estará de grande tamanho.
Contra todos os prognósticos, o Manchester United dobrou a aposta em outro técnico holandês, Ten Haag. É um clube que busca a estabilidade e a continuidade perdidas desde a aposentadoria de Ferguson (já faz tempo). Gastou 1 bilhão de reais (por enquanto) na janela e trouxe alguns nomes, como o atacante holandês Zirkzee, do Bologna, e três caras para a defesa - Yoro, do Lille, que perderá por lesão os três primeiros meses da temporada, De Ligt, e Mazraoui, do Bayern. A esperança é que Amass, de 17 anos, exploda como aconteceu com Mainoo no ano passado.
O United é uma incógnita, mas é inegável que a tendência é melhorar e isso já ficou demonstrado no bom jogo feito contra o City, no fim de semana passado, pela Supercopa da Inglaterra.
O Aston Villa, sensação da temporada passada, terá de lidar com a Champions League e perdeu Douglas Luiz para a Juventus e Diaby para o futebol saudita. Por falar nos sauditas, as regras da Premier League impedem que o Newcastle saia gastando a torto e direito. O clube terá o reforço de Tonali, que voltará após suspensão de 10 meses, para dar mais qualidade ao meio de campo. As condições para voltar ao G4 estão dadas, mas o Newcastle vai precisar de um ano livre de lesões. Outro que também quer fazer o mesmo é o Tottenham, que desembolsou para trazer o fazedor de gols Solanke, do Bournemouth, e a jovem promessa Gray, do Leeds, para o meio de campo.
Vários jogadores brasileiros da Premier League são mais do que conhecidos e têm sido convocados por Dorival Jr. Chamo a atenção para alguns. Luiz Guilherme foi vendido pelo Palmeiras para o West Ham, time de Lucas Paquetá e que trocou de técnico, agora será comandado pelo português Nuno Espírito Santo. No Nottingham Forest, olho em um trio de respeito: Danilo, ex-Palmeiras, cresceu; Murilo, ex-Corinthians, jogou muito na temporada; e chega Carlos Miguel, com seus mais de 2 metros, para o gol.
A Premier League começa nesta sexta, às 16h, com Manchester United x Fulham. O primeiro jogo de peso será já no domingo, entre o jovem time do Chelsea e o Manchester City.
PROGNÓSTICOS DO JULIO GOMES:
Campeão: Arsenal (!!)
Champions: Manchester City, Manchester United e Tottenham
Decepções: Liverpool e Chelsea
Rebaixados: Ipswich, Southampton e Everton
Deixe seu comentário