Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Boca Jrs entra, e restam só 2 vagas para o Super Mundial de Clubes da Fifa

Com a vitória do São Paulo sobre o Nacional do Uruguai, mais uma vaga para o Super Mundial de Clubes da Fifa, marcado para o ano que vem, foi definida. O Boca Juniors, mesmo sem estar na Libertadores deste ano, conseguiu a vaga por índice técnico, coisa que já havia ocorrido também com o River Plate.

Assim, faltam apenas dois times para completar a lista dos 32 que vão disputar o torneio inédito - será disputado de 15 de junho a 13 de julho do ano que vem. Uma das vagas restantes será definida pelos Estados Unidos, por ser país sede. Ainda não foi anunciado o critério para saber quem ficará com tal vaga. A MLS (liga dos EUA) está em curso, os playoffs serão disputados entre outubro e dezembro e, por enquanto, o Inter Miami, de Messi, tem a melhor campanha.

A outra vaga restante será concedida ao campeão da atual edição da Libertadores da América. No entanto, alguns dos times que pode ser campeões já estão garatindo. Cinco vagas da Conmebol serão necessariamente para Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate e, agora, Boca Juniors.

Caso algum dos times já garantidos seja campeão da Libertadores (Fla, Flu ou River), mais uma vaga será concedida pelo ranking da Conmebol (que obedece critérios estabelecidos pela Fifa). Neste momento, estão na disputa Olimpia, do Paraguai, e Colo Colo, do Chile.

Logicamente, se o campeão da Libertadores for Atlético-MG, Botafogo, São Paulo, Peñarol ou Colo Colo, este ficará com a vaga e se juntará aos cinco times classificados - sem mais uma vaga por índice.

Os 30 times garantidos no Super Mundial da Fifa são:

América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG);

Américas Central e do Norte: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA), León (MEX) e Pachuca (MEX);

África: Al Ahly (EGI), Wydad Casablanca (MAR), Espérance (TUN) e Mamemole Sundowns (AFS);

Continua após a publicidade

Ásia: Al Hilal (ARA), Urawa (JAP), Al Ain (EAU) e Ulsan (COR);

Oceania: Auckland City (NZL);

Europa: Chelsea (ING), Real Madrid (ESP), Manchester City (ING), Bayern de Munique (ALE), Paris Saint-Germain (FRA), Internazionale (ITA), Porto (POR), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Juventus (ITA), Atlético de Madrid (ESP) e Red Bull Salzburg (AUT).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes