Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Mau jogo, lesões e tabela: título brasileiro para o Flamengo virou milagre?

Agora, o Flamengo perdeu Pedro. Perdeu Pedro por uma fatalidade, uma lesão gravíssima no joelho que lhe vai tirar dos campos por quase um ano. Antes de mais nada, todo o pensamento positivo para Pedro. Não há nada pior para um atleta. É um abismo que se abre e só quem está perto consegue segurar o cara para que ele não desabe. No caso de Pedro, muito religioso e centrado, certamente isso ocorrerá. Força.

Mal saiu a notícia, e o Flamengo já se mexe para arrumar um substituto no mercado. Importante lembrar que Gabriel Barbosa está por ali e logo logo em condições de jogo. Não estamos falando de um veterano acabado para o futebol, mas de um jogador que simplesmente não se sente confortável esquentando o banco ou tendo de brigar por posição. Se Tite der confiança a Gabigol, ele pode retribuir. Ou pode ser que continue tendo atuações pífias.

A impressão que temos é que, agora também sem Pedro, as chances de título do Flamengo no Brasileirão estão parecendo cada vez mais remotas. É incrível, pois o Flamengo começou o torneio como favorito absoluto após ter montado um elenco ainda superior ao do ano passado. Além, claro, da garantia que significaria ter o trabalho capitaneado por Tite.

O Flamengo está muito vivo nas Copas. Tem vantagem na Copa do Brasil contra o Bahia e enfrenta o Peñarol, do Uruguai, na Copa Libertadores. Com três frentes, com tantas lesões e jogando mal, sem inspirar confiança ao torcedor, fica difícil acreditar em um Flamengo campeão de tudo. E onde a instabilidade técnica e o caos físico vão passar fatura será no Brasileiro.

Entre a volta desta data Fifa, semana que vem, e a próxima data Fifa, a de outubro, o Flamengo terá sete jogos pela frente: 12/9 Bahia (c, Copa BR), 15/9 Vasco, 19/9 Peñarol (c, Libertadores), 22/9 Grêmio (f), 26/9 Peñarol (f), 29/9 Athletico (c) e 5/10 Bahia (f). As partidas contra o Vasco, no Maracanã, e fora de casa diante de Grêmio e Bahia, em meio à maratona, parecem estar longe de serem barbadas. Até porque Tite pode decidir poupar vários jogadores nas partidas do Brasileiro.

Como comparação, o Palmeiras fará apenas quatro jogos no período, pois está fora das Copas. O Botafogo faz seis jogos, um a menos que o Flamengo. E o Fortaleza também fará seis, mas é bem provável que negocie a Copa Sul-Americana poupando titulares contra o Corinthians. É possível, provável até, que estes três times cheguem à outra data Fifa bem mais à frente do Flamengo do que estão agora.

O Flamengo mostrou fibra nos jogos eliminatórios que fez nas últimas semanas, mas a outra cara da moeda foi a partida tenebrosa em Itaquera, no último domingo. O alento era a volta de Pedro, e agora nem isso mais pode ser comemorado - pelo contrário.

Em um estalar de dedos, já fica parecendo que buscar o título brasileiro é algo improvável. Será quase um milagre, dadas as circunstâncias negativas que cercam o clube.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes