Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Nova Champions League já mostra que há pouca margem de negociação

Começou a nova Champions League nesta semana, com 18 jogos disputados. Foram 15 vitórias, sendo um terço delas dos visitantes, e três empates. Gols marcados? 57, para uma média de mais de 3 por jogo. E o novo formato, com oito rodadas em uma espécie de mini pontos corridos, a tal "fase de liga", já mostra que não haverá margem de negociação. Pelo menos para quem quiser não só sobreviver no torneio, mas evitar um esgarçamento do calendário.

Times grandões que tropeçavam no início da fase de grupos já tinham, em regra, jogos mais tranquilos em sequência para se recuperar. E, se passassem em segundo lugar, estava tudo certo. Talvez viesse um duelo duro de oitavas de final, talvez nem isso. A fase de grupos tinha se transformado em rito de passagem para os favoritaços.

Com o novo regulamento, muita gente achava que a coisa seria moleza. Mas não tem a menor pinta de que será. E os tropeços iniciais vão precisar de resposta rápida. Porque não basta ficar entre os 24 melhores para ir ao mata-mata. Os 8 primeiros pulam diretamente para as oitavas de final, então tiram da frente dois jogos no calendário, que é insano lá na Europa também.

Neste momento, os 8 primeiros são os times que ganharam com melhor saldo de gols: Bayern de Munique, Celtic, Bayer Leverkusen, Aston Villa, Borussia Dortmund, Sparta Praga, Liverpool e Juventus. O Real Madrid aparece em nono, mas campanha idêntica às de Liverpool e Juventus. O Manchester City, que empatou em casa, está lá em 16o lugar. O Barcelona, que perdeu para o Monaco, em 22o lugar.

O Milan é o grandão que mais fica contra a parede, pois não só perdeu, mas perdeu em casa. O atenuante é o fato de ter perdido para um time do pote 1, o Liverpool. O agravante é que na segunda rodada terá de viajar à Alemanha para enfrentar o belo time do Bayer Leverkusen. Já o Barça caiu contra uma equipe do pote 4, as que são teoricamente mais fracas. Mas tem tudo para se recuperar na segunda rodada, quando receberá o Young Boys, da Suíça - o terceiro jogo será contra o Bayern de Munique.

O Manchester City, que empatou na estreia, terá pela frente o Slovan Bratislava, na Eslováquia, na segunda rodada. O Arsenal, que empatou contra a Atalanta na estreia, receberá o PSG em Londres - um segundo tropeço acenderá a luz de alerta.

Os destaques da primeira rodada foram a goleada de 9 a 2 do Bayern, com quatro de Harry Kane, a bela vitória do Liverpool em Milão e o desempenho competitivo dos times da Bundesliga - três deles ganharam bem e os dois que perderam, ambos em Madrid, poderiam ter tido sorte melhor.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes