Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Botafogo está merecendo perder o título, mas ainda tem a chance da redenção

O Botafogo fez por merecer. Assim como no ano passado, ainda que de um jeito diferente, derreteu na reta final do Brasileirão e não aguentou a pressão quando o Palmeiras fungou no cangote.

O Palmeiras, de novo, fez a parte dele. Ganhou do Atlético-GO. Sem brilho, com o suficiente: 1 a 0. E o Botafogo, de novo, não fez a parte dele. Empatou por 1 a 1 com o Vitória em casa. Parecia que ia perder, mas Tiquinho Soares conseguiu um gol de empate aos 42min do segundo tempo.

Eles chegam para o confronto direto, de terça-feira, empatados em pontos, mas com o Palmeiras na frente pelo número de vitórias. E a tabela palmeirense na reta final é consideravelmente mais tranquila que a do Botafogo.

Ou seja, resta ao time de John Textor ganhar no Allianz Parque. Se ganhar, não será ainda campeão, mas voltará a depender só de si. Se não ganhar, esquece. Os resultados deste sábado fazem o Palmeiras jogar pelo empate para seguir no comando - e, se vencer a partida, é campeonato encerrado.

O Botafogo já fez o Allianz amargar uma eliminação na Libertadores da América neste ano. A chance de redenção existe. Mas é impossível não pensar nos quatro empates das últimas seis rodadas - três deles em casa contra "rebaixáveis" e um deles com estádio vazio em Minas. No ano passado, o time não mostrava-se à altura da ocasião - faltaram fibra, coragem, muitas coisas além de futebol. Neste ano, está faltando punch ofensivo, aquele senso de tudo ou nada. Talvez até um pouco de sorte.

O fim da história, no entanto, está se encaminhando do mesmo modo.

Um time que empata tantas vezes contra adversários frágeis, com a torcida do lado, sabendo que precisa do resultado, não merece ser campeão brasileiro. Mas a redenção está logo ali na frente. Eles estarão à altura da ocasião desta vez?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.